Clubhouse atinge a marca de 2 milhões de downloads no Android

Clubhouse atinge a marca de 2 milhões de downloads no Android

Por Alveni Lisboa | Editado por Douglas Ciriaco | 31 de Maio de 2021 às 14h45
Alveni Lisboa/Canaltech

Na segunda-feira passada, o Canaltech anunciou o primeiro milhão de downloads do Clubhouse no Android. Agora, apenas uma semana depois, o aplicativo de chat por voz alcança a marca dos dois milhões de transferências via Google Play Store — aqui no Brasil, ele chegou no dia 18.

Até agora, o app tem superado as expectativas ao acumular praticamente um milhão de downloads por semana. Essa é uma média bastante considerável, em especial ao ressaltar a necessidade de uso de convites para o ingresso na rede. A rede social comemorou a marca pelo seu perfil oficial no Twitter:

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

O desembarque dele foi antecipado pelos desenvolvedores para evitar a consolidação das ferramentas dos concorrentes, o que prejudicaria a instalação da base de usuários no Android. Por isso, nem todos os recursos presentes no iOS chegaram no sistema operacional do Google, como os pagamentos online.

O programa acumula sucessivas quedas no número de transferências para o iPhone, segundo um relatório da empresa Sensor Tower. Essa baixa poderia indicar uma desaceleração na popularidade do Clubhouse, o que colocaria em jogo a reputação meteórica criada nos últimos meses.

Conversas por voz em alta

No aplicativo é possível encontrar pessoas e clubes para seguir, com base nos seus interesses. As salas são temáticas e costumam contar com dois tipos de usuários: os palestrantes e os ouvintes. A rede social planeja trazer as ferramentas de monetização em breve, com o objetivo de permitir a criação de salas fechadas para pagantes e modelos de assinatura para acesso a conteúdos exclusivos.

O Clubhouse só funciona por meio do recebimento de convites, portanto não adianta baixá-lo se você não conhecer ninguém da plataforma. A promessa dos desenvolvedores é de tirar essa restrição no futuro, mas, por enquanto, não há outra alternativa. Após o ingresso, é só abrir e participar de salas de discussão, verificar os eventos programados ou outras atividades.

Para facilitar a experiência do usuário no Android, o Clubhouse disponibilizou o Guia do Usuário em português, com informações sobre o aplicativo e políticas de uso da plataforma.

Já baixou o aplicativo para seu celular? O que tem achado da experiência de chat por voz? Deixe seu comentário.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.