Clubhouse: downloads seguem em queda livre após pico de 9,6 milhões em fevereiro

Clubhouse: downloads seguem em queda livre após pico de 9,6 milhões em fevereiro

Por Felipe Gugelmin | Editado por Claudio Yuge | 04 de Maio de 2021 às 15h40
Imagem: Adem AY/Unsplash

Apoiado por celebridades como Elon Musk, a rede social baseada em conversas por voz Clubhouse passou por uma redução considerável em seu número de downloads nos últimos meses. Segundo a Sensor Tower, enquanto o app registrou um pico de 9,6 milhões de transferências em fevereiro deste ano, somente 922 mil downloads foram realizados em abril.

Os números seguem a tendência de queda que já havia sido registrada em março, quando 2,7 milhões de pessoas o haviam baixado. Os 922 mil downloads representam uma queda de 66% em relação ao mês anterior e mostram que a popularidade da rede social está desacelerando rapidamente seu crescimento.

Imagem: Divulgação/Clubhouse

Apesar das quedas registradas, a Sensor Tower afirma que a rede social tem mostrado uma retenção de usuários forte. Recentemente, a plataforma anunciou uma parceria com o sistema de pagamentos Stripe para incentivar que criadores de conteúdo fiquem na rede social e sejam recompensados por seus esforços.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Concorrentes apostam no formato de áudio

Adotado principalmente por celebridades do Vale do Silício, o Clubhouse se diferencia tanto por permitir somente a comunicação por mensagens de voz quanto por se apresentar como uma rede exclusiva, na qual só entra quem tiver um convite (o que deve mudar no futuro). Desde seu lançamento, o serviço já inspirou a adição de recursos semelhantes em plataformas como o Twitter, que iniciou os testes de seu Spaces em dezembro.

Concorrentes como Facebook — com suas Live Audio Rooms — e o Reddit (com o Talk) também apostam em soluções próprias para tentar conquistar parte do público atraído pela rede social. Outro elemento que tem ajudado os concorrentes é o fato de o aplicativo do Clubhouse estar disponível somente para iOS, embora os testes Beta para Android já tenham sido iniciados e um lançamento oficial possa ocorrer em breve.

Fonte: Business Insider

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.