ChatGPT libera conversas por áudio para todos no Android e no iPhone
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Douglas Ciriaco |
A crise institucional da OpenAI não impede que a empresa lance novidades: a companhia liberou o recurso de conversa por áudio com o ChatGPT para todos os usuários da versão gratuita da IA. Disponível somente no app para Android e iOS, a função permite escolher entre cinco vozes diferentes da IA e aceita diálogos em português brasileiro.
- Rival do ChatGPT, Claude consegue analisar textos de 150 mil palavras
- OpenAI | Tudo sobre a criadora do polêmico ChatGPT
A ferramenta foi lançada em setembro, mas era limitada a assinantes do ChatGPT Plus. Resumidamente, funciona como conversar com a Alexa, mas a IA é mais poderosa para criar respostas: você envia um comando por voz e também recebe a mesma informação por áudio. Pode ser uma alternativa para entreter crianças com novas informações ou até para usar o bot quando você está com as mãos ocupadas.
A única desvantagem do serviço é que não dá para ouvir as conversas novamente, mas o aplicativo transcreve o conteúdo para texto e salva o chat na aba lateral com o histórico.
Como conversar por voz com o ChatGPT
Siga estes passos para acessar a novidade:
- Abra o app do ChatGPT para celulares;
- Inicie uma nova conversa;
- Toque no ícone de fone de ouvido no canto inferior direito;
- Escolha um modelo de voz;
- Libere o acesso ao microfone;
- Comece a conversar com a IA;
- Toque em qualquer parte da tela para encerrar a conversa.
O que acontece com a OpenAI?
Os últimos dias foram turbulentos na OpenAI, empresa criadora do ChatGPT. Primeiro, o conselho decidiu demitir o CEO e cofundador Sam Altman, que foi anunciado pela Microsoft dias depois para liderar uma nova divisão de pesquisa de IA na Gigante de Redmond.
A empresa decidiu chamar o cofundador da Twitch Emmett Shear como CEO interino, mas tem que lidar com grande pressão dos funcionários: uma carta assinada por mais de 600 profissionais da OpenAI pede para que o quadro de diretores renuncie ao cargo e recontrate Altman. Caso contrário, existe a possibilidade de que a maioria saia da empresa e vá para a Microsoft.