Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Cofundador da Twitch, Emmett Shear é o novo CEO da OpenAI

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 20 de Novembro de 2023 às 12h32

Link copiado!

Nikita Sokolsky/Wikimedia Commons
Nikita Sokolsky/Wikimedia Commons

Cofundador e ex-CEO da Twitch, Emmett Shear aceitou a proposta para ser o novo CEO interino da OpenAI após a demissão de Sam Altman. Shear chega à empresa para substituir a também interina Mira Murati, que assumiu o cargo com a saída de Altman e volta à posição original de CTO, chegando ao número de três CEOs diferentes em três dias.

Em publicação no X (antigo Twitter), Emmett Shear confirmou que topou a posição após conversar com a família e com o quadro de diretores do projeto. “Aceitei este trabalho porque acredito que a OpenAI é uma das companhias mais importantes que existem atualmente. Quando o quadro compartilhou a situação e pediu para que eu aceitasse a função, não tomei a decisão de forma leve. Senti que tinha um chamado para ajudar se pudesse”, comentou.

Continua após a publicidade

Shear já pontuou que não vai trazer muitas decisões a público, mas aproveitou a postagem para revelar o plano de ações para os próximos 30 dias. As ações incluem:

  • Contratar um investigador independente para averiguar todo o processo que levou às demissões e criar um relatório completo;
  • Continuar o contato com empregadores, parceiros, investidores e consumidores, tomar notas e compartilhar os principais pontos-chave;
  • Reformar as equipes de direção e liderança devido às recentes saídas para criar uma força efetiva para gerar resultados aos consumidores.

Turbulências na OpenAI

Shear não deve ter vida fácil: o CEO assume o cargo diante de uma das principais crises que envolvem a OpenAI desde quando a empresa trocou o modelo sem fins lucrativos e criou uma empresa subsidiária para lidar com investimentos de terceiros.

Continua após a publicidade

Altman foi demitido na última sexta-feira (17) sob a alegação de que “não era consistentemente sincero nas suas comunicações com o conselho, prejudicando a sua capacidade de exercer as suas responsabilidades”. A notícia pegou muita gente de surpresa e causou uma debandada de funcionários da empresa, incluindo a saída do presidente e cofundador da OpenAI, Greg Brockman.

Logo após a movimentação, muitos profissionais da companhia publicaram a mesma mensagem no X: “A OpenAI não é nada sem o seu pessoal”. Até mesmo Mira Murati, a chefe de tecnologia apontada como CEO interina na ocasião, postou o texto.

Enquanto isso, a criadora do ChatGPT tenta juntar os cacos dos últimos dias. O cofundador do projeto e chefe do quadro de diretores, Ilya Sutskever, disse que se arrepende profundamente da participação nas ações do quadro e que nunca teve a “intenção de prejudicar a OpenAI”.

Continua após a publicidade

Altman já tem um novo lar: a Microsoft contratou o profissional para liderar uma nova equipe de pesquisa sobre IA na Gigante de Redmond. A notícia, inclusive, já impulsionou as ações da MS na bolsa de valores dos EUA.

Quem é Emmett Shear?

Formado pela Universidade de Yale, nos EUA, Emmett Shear fundou a Justin.tv em 2006 ao lado de Justin Kan, Michael Seibel e Kyle Vogt. A plataforma permitia que qualquer pessoa publicasse transmissões ao vivo na internet e ficou popular no segmento das lives.

Continua após a publicidade

Após notarem o sucesso das transmissões sobre games, Shear e Kan fundaram a Twitch em 2011 e migraram o serviço da Justin.tv para lá em 2014. Shear assumiu o cargo de CEO, atuou na venda da plataforma para a Amazon e deixou o cargo em março de 2023 — na época, alegou que a decisão foi tomada para ter mais tempo para cuidar do filho. Agora, oito meses depois, volta a assumir uma posição de liderança, dessa vez na OpenAI.

Já comentou que trabalho de CEO poderia ser automatizado

Curiosamente, Emmett Shear já disse que o cargo de CEO e de outras funções de liderança poderia facilmente ser automatizado. Em publicação feita em setembro deste ano no X, o executivo comentou que “existem as decisões importantes que você não pode substituir”, e em outra resposta apontou que atividades como comunicação, identificação de talentos, detecção de problemas e oportunidades e feedback construtivo poderiam fazer parte desse processo de automatização.

Continua após a publicidade

Até o momento, a OpenAI não emitiu nenhum comunicado oficial sobre a mudança no comando da empresa.