Carnaval 2020: confira dicas do Google para curtir o feriado

Por Ariane Velasco | 22 de Fevereiro de 2020 às 14h30
Canaltech
Tudo sobre

Google

Saiba tudo sobre Google

Ver mais

O Carnaval 2020 começa hoje e, naturalmente, todos os foliões de plantão estão procurando maneiras de aproveitar os bloquinhos e desfiles das escolas de samba da melhor maneira possível. A boa notícia é que o Google trabalhou com afinco para ajudar a todos os seus usuários, seja a descobrir o melhor da programação através do Maps ou até descobrir quais fantasias e modelos estão em alta neste ano. Para saber mais sobre as novidades, continue lendo abaixo.

Carnaval 2020: uma ajuda a mais do Google

Com a ajuda do Google, seu smartphone terá acesso a um conteúdo realmente vasto durante as comemorações do Carnaval 2020. Para descobrir quais blocos acontecerão, qual a sua data e localização, por exemplo, basta dizer: “Ok, Google. Falar com Blocos de Rua”.

Ao acionar o comando no assistente pessoal, uma rota com todos os bloquinhos acontecendo durante o feriado do carnaval será exibida. Depois, basta selecionar uma das principais localidades onde a diversão costuma acontecer para ver informações detalhadas. Incrível, não é mesmo?

Basta tocar sobre a cidade escolhida para ter acesso aos bloquinhos que ocorrerão nela (Captura de tela: Ariane Velasco)

Google no Carnaval 2020: outras funções

Se a possibilidade de saber tudo o que está acontecendo em tempo real durante o Carnaval 2020 já é incrível, fique sabendo que ela não é a única novidade trazida pelo Google: também é possível acionar o assistente pessoal para acessar enredos de samba - tanto os famosos quanto outros criados pelo Google, GIFs, fantasias populares, criar um nome para um bloquinho e até acessar dicas de paquera! Tudo isso, é claro, com muito bom humor. Confira os comandos para cada uma dessas funções a seguir:

  • Você gosta de carnaval?
  • Bebeu água?
  • Quais são seus planos para o carnaval?
  • Você assiste aos desfiles das escolas de samba?
  • Crie um enredo de escola de samba
  • Crie um nome de bloco de carnaval
  • Me dá uma dica de fantasia pro carnaval?
  • E se o crush não me quiser?
O Google Assistente dá dicas divertidas para o carnaval (Captura de tela: Ariane Velasco)

Para cada um deles, o assistente pessoal do Google emitirá uma resposta diferente, cujo rumo pode ser alterado ao tocar sobre um dos comandos exibidos na tela. Não se esqueça de repetir “OK, Google” cada vez que quiser dizer alguma frase nova.

Os GIFs ficam por conta do Tenor, plataforma de imagens animadas do Google, que vai ficar com a cara do carnaval e deixar seus posts muito mais divertidos nas redes sociais.

O Tenor, plataforma de GIFs do Google, também está com um visual novo por conta do carnaval (Captura de tela: Ariane Velasco)

O Google Assistente também está engajado contra o assédio sexual no carnaval. A ação está sendo realizada em parceria com a ONG Think Olga, voltada para o combate à violência contra a mulher. Para receber informações e contatos sobre a Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (180) e também da Polícia Militar (190), basta dizer “OK, Google. Como reportar assédio sexual”. O site da Think Olga também deve aparecer com mais instruções para casos do tipo.

Assédio no carnaval: o Google Assistente ajuda na denúncia (Captura de tela: Ariane Velasco) 

Carnaval 2020: Google Play garante a folia

Além de todas as ferramentas já mencionadas, a Google Play Store, loja de aplicativos oficial do Google, contará com uma página inteira dedicada a aplicativos onde a folia será registrada no melhor estilo - e a diversão será totalmente garantida. Confira quais são eles:

  • TikTok: a popular rede social de vídeos terá stickers especiais de carnaval, além de uma promoção com a cantora Ivete Sangalo;
  • Happn: aplicativo de namoro para encontrar o seu amor de carnaval;
  • Globoplay: aplicativo de streaming da Rede Globo, onde é possível acompanhar, em tempo real, a cobertura dos desfiles das escolas de samba - tanto de São Paulo quanto do Rio de Janeiro.
  • Jogos diversos: a página também exibirá, ao longo de todo o feriado, jogos que terão atualizações e ofertas específicas para o carnaval (títulos famosos como o Garena Free Fire e o Clash Royale estão na lista).
Jogos e aplicativos na Google Play Store também estão temáticos para o carnaval (Captura de tela: Ariane Velasco)

Se perdeu no caminho para o bloquinho? Use o Google Maps!

O Google Maps vai mapear, em tempo real, os principais bloquinhos de São Paulo e do Rio de Janeiro - tanto em smartphones Android quanto no iOS - e enviará notificações sobre ruas fechadas, alterações em linhas de ônibus e outros detalhes nas duas cidades e também em Belo Horizonte. O recurso é ideal para quem vai a algum bloquinho ou tem algum outro compromisso inadiável - e não quer chegar atrasado.

Carnaval 2020: o Google Maps ajuda a evitar atrasos e a explorar melhor as rotas (Captura de tela: Ariane Velasco)

Carnaval 2020: livestream

Se você é daquelas pessoas que está em um bloquinho, mas pensando em outro, não precisa mais se preocupar: com a ajuda da Busca do Google, será possível acompanhar livestreams em tempo real em São Paulo, Recife, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, que serão exibidas nas mesma página de tendências de buscas - ou seja, os assuntos mais pesquisados e comentados pelos foliões durante a data.

Na dúvida sobre qual fantasia escolher?

Se você ainda não se decidiu a respeito de sua fantasia para o Carnaval 2020 e não quer fazer feio, vale consultar o Google Trends, que preparou uma página especial com essa e mais diversas outras curiosidades dos brasileiros sobre a folia, como “O que fazer no carnaval”, “Como surgiu o carnaval”, “Onde passar o carnaval 2020” e “O que vender no carnaval”. Lá, é possível acessar tutoriais de maquiagem, acessórios, fantasias e aprender muito sobre esse feriado tão tradicional para o país inteiro.
Para acessar todo o conteúdo, basta acessar este link.

Google Trends no carnaval: a ferramenta pode ajudar nos preparativos para bloquinhos e desfiles durante o feriado (Captura de tela: Ariane Velasco)

O que você achou dessa ajuda do Google para garantir a diversão no carnaval? Conte pra gente nos comentários.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.