Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Assistente virtual Cortana será removida do Windows, avisa a Microsoft

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 05 de Junho de 2023 às 09h57

Link copiado!

Matheus Bigogno/Canaltech
Matheus Bigogno/Canaltech
Tudo sobre Microsoft

Assistente virtual do Windows, a Cortana deve ser removida do sistema operacional até o final de 2023. Segundo a Microsoft, o objetivo é dar espaço para sua nova inteligência artificial Windows Copilot, que promete entregar tudo que a antecessora não fazia.

Em um comunicado oficial, a Gigante de Redmond disse realizar “algumas alterações no Windows” que podem afetar usuários do aplicativo Cortana. A ideia é interromper o suporte oficial da “Cortana no Windows como um aplicativo independente”, embora ainda possa funcionar vinculada a outras soluções.

Para os atuais usuários, a sugestão da companhia é experimentar o Bing Chat, integrado à Barra de Pesquisas do Windows 11 e ao navegador Edge. Futuramente, as pessoas poderão desfrutar do Microsoft 365 Copilot e Windows Copilot, ambos capazes de feitos muito mais úteis.

Continua após a publicidade

Cortana ainda viverá, mas será limitada

O fim do suporte independente não será o enterro definitivo da Cortana. Por enquanto, ela ainda estará disponível nos aplicativos móveis do Outlook e do Teams, principalmente em salas e telas do app de videochamadas.

Esse "freio", porém, era esperado após a chegada das diversas IAs aplicadas aos programas e serviços da Microsoft. A assistente funciona de modo parecido com a Alexa, a Siri e a Bixby, baseadas em comandos em vez de focar em capacidade de interpretação, então a novidade não chega a surpreender.

Continua após a publicidade

Além disso, a companhia já havia aposentado aplicativos próprios da Cortana no Android e no iOS em 2021. Vê-la sair do Windows era um caminho natural para não confundir as pessoas.

Para os fãs (se é que eles existem), ficará apenas o sentimento de saudade. Se você ainda quiser rever a assistente do Windows é só assistir à série Halo, pois lá ela é uma personagem crucial da jornada de Master Chief. RIP, Cortana!