Windows 11 integra Bing com ChatGPT na Barra de Tarefas
Por Igor Almenara • Editado por Douglas Ciriaco | •
Na primeira atualização com novos recursos do ano, o Windows 11 recebeu funções do novo Bing com ChatGPT direto na Barra de Tarefas. A ferramenta de pesquisa com inteligência artificial responderá perguntas, dará sugestões de pesquisas e mais.
- Microsoft recomenda a instalação do Windows 11 em PCs incompatíveis
- Bing com ChatGPT chega aos celulares Android e iOS
A Microsoft não parece nada intimidada com os defeitos e os problemas encontrados na nova versão do buscador e continua expandindo o chatbot para mais produtos. Agora no Windows 11, a ferramenta praticamente ocupará o lugar da Cortana ao oferecer informações acerca de temas específicos a partir da Barra de Tarefas.
Na prática, é como se o usuário tivesse um atalho direto para o Bing da web constantemente disponível no sistema operacional. A integração requer conexão constante com a internet para funcionar e, naturalmente, não tira as capacidades de busca internas (por programas e arquivos, por exemplo) do Windows.
“A caixa de pesquisa é um dos recursos mais usados no Windows, com mais de um bilhão de usuários todos os meses, e agora com a caixa de pesquisa digitável do Windows e o novo Bing com inteligência artificial na frente e no centro dessa experiência, você poderá encontrar as respostas que está procurando mais rápido do que nunca”, pontuou o Diretor de produtos do Windows Panos Panay.
Como sugere o print divulgado pela empresa, a integração do novo Bing no Windows 11 poderá fornecer informações sobre temas pesquisados manualmente, ou atender buscas mais complexas, como planejamento de exercícios físicos diários ou dar dicas para escolher a melhor ração para seu pet.
A integração do Bing com o Windows 11 será disponibilizada para usuários cadastrados no programa de testes do novo buscador (você ainda pode se cadastrar no site oficial da companhia).
Vincular ao celular para iPhone
O aplicativo Vincular ao celular do Windows 11 agora é compatível com o iPhone nas prévias do SO. No anúncio da atualização, Panay revelou que a adição será disponibilizada primeiro para membros do programa Windows Insider. Você pode conferir mais informações sobre como parear seu celular com o computador no site oficial da Microsoft (em inglês).
Windows Studio Effects mais fácil de encontrar
Lançado no ano passado, o Windows Studio Effects é uma ferramenta de inteligência artificial que aplica efeitos na câmera durante videochamadas em tempo real. Os efeitos incluem contato visual automático, desfoque de fundo, enquadramento automático e cancelamento de ruído.
A ferramenta para papos em tempo real agora está mais fácil de acessar, anunciou a Microsoft: o Windows Studio Effects agora pode ser encontrado nas Configurações Rápidas, seção do canto inferior direito da tela.
Gravador de tela nativo
A Ferramenta de Captura do Windows 11 agora é capaz de gravar a tela. O recurso nativo do sistema incluirá a opção quando for acessado pela busca, num botão “Gravar”. Todas as capturas serão reunidas numa pasta padrão de forma automática, evitando que sejam perdidas.
Bloco de Notas com abas
A interface com guias do Bloco de Notas finalmente chegará de forma definitiva ao Windows 11. O recurso foi visto em desenvolvimento no sistema em janeiro e deve tornar a utilização do programa ainda mais conveniente.
Mais widgets
A Microsoft aproveitou o anúncio do dia para apresentar novos widgets do Windows 11. Usuários agora podem adicionar os complementos dos apps Messenger, Spotify, Vincular ao celular e Xbox Game Pass à bandeja e conferir informações com ainda mais praticidade.
Outras novidades
Além dessas adições importantes, várias outras novidades também desembarcarão no Windows 11 na atualização:
- Otimizações na interface para tablets e notebooks híbridos
- Recomendações de energia nas Configurações
- Melhorias de acesso por voz
- App Quick Assist repaginado
- Bandeja de widgets em tela cheia
- Recomendações de arquivos no Iniciar feitas por IA em PCs corporativos
Atualização do Windows 11 de fevereiro
Essa atualização é a primeira "Moment" do Windows 11 de 2023. As "Moments" são atualizações significativas do sistema operacional, que incluem novidades importantes, correções de bugs e outros ajustes finos, antes do grande pacote anual.
A compilação será distribuída para o público a partir de 14 de março deste ano. Após a data, deve levar alguns dias para que o pacote alcance todos os usuários.