Copilot | IA da Microsoft vai criar textos, planilhas e slides para você
Por Igor Almenara • Editado por Douglas Ciriaco | •
Nesta quinta-feira (16), a Microsoft apresentou o Copilot, uma ferramenta com inteligência artificial que auxiliará você a compor e-mails, apresentações, planilhas, documentos e mais. O recurso é alimentado pelo modelo do GPT-4, apresentado na terça (14), e vai acompanhar o usuário durante o trabalho nos programas do Microsoft 365, como Word, PowerPoint e Excel.
- GPT-4 criou uma versão de Pong em 60 segundos
- Duolingo vai usar IA para você a aprender um novo idioma
O Copilot aparecerá numa barra lateral de cada programa em que estiver disponível, algo parecido com a interface do Bing no Microsoft Edge. A partir dele, usuários devem solicitar atividades para a IA via chat, como fazem no ChatGPT, seja para criar um rascunho inicial de texto, slides para apresentações com base em documentos no Word ou planilhas e gráficos no Excel.
"Ele funciona ao seu lado, incorporado aos aplicativos que milhões depessoas usam todos os dias: Word, Excel, PowerPoint, Outlook, Teams e muito mais", disse o chefe do Microsoft 365 Jared Spataro. "O Copilot é uma forma totalmente nova de trabalhar", complementou.
Assistente para tudo
Em organização de tarefas, a IA poderá assumir a responsabilidade de fornecer informações sobre uma determinada reunião (se disponível, obviamente) e preparar os convidados com as pautas do papo. Além disso, o modelo também poderá deixar funcionários recém-contratados ou que acabaram de voltar de férias a par de tudo que está acontecendo na firma.
Por ser baseada num chatbot, as possibilidades de uso do Copilot são praticamente ilimitadas. É possível pedir para a IA gerar uma apresentação de dez slides baseados em informações de um determinado documento do Word, ou solicitar a criação de um gráfico ou de uma tabela dinâmica com base em dados do Excel.
O Copilot também estará presente no Outlook para ajudar na rotina de gerenciamento de e-mails. Usuários poderão usar a IA para resumir mensagens recebidas e criar respostas rápidas com base no conteúdo de uma conversa.
O Sistema Copilot
O chefe da suíte da MS pontuou que o Copilot não é "uma simples conexão entre o ChatGPT e o Microsoft 365". Segundo ele, o sistema é alimentado pelo chamado "Copilot System" (ou "Sistema Copilot", em tradução livre), que reúne os programas do ecossistema (Word e Excel, por exemplo) com o Microsoft Graph (aglomerado de dados do ecossistema) e a inteligência do GPT-4.
Assim, a IA consegue ter ampla visualização do contexto para entregar resultados melhores. Se o usuário solicita a criação de um documento no Word, o Copilot fará chamadas no Microsoft Graph para extrair o contexto da solicitação e então realizará a ponte com o GPT-4. Depois disso, o processo volta para o Graph para uma checagem final das informações e confirmações de segurança.
Revisão é sempre importante
A IA pode ser uma mão na roda na hora de iniciar projetos, especialmente no mundo corporativo, mas ele não pode ser o único responsável pelo conteúdo. Segundo a Microsoft, é importante que os usuários revisem o material produzido pela IA, já que ela pode não estar sempre certa.
"Às vezes, o Copilot acerta, outras vezes, não. Assim, ele dá a ideia de que não é perfeito, mas ainda serve como pontapé inicial", pontuou Spataro.
Disponibilidade e planos
Nos planos da Microsoft, também está incluído o lançamento de uma ferramenta de Chat Corporativo. A função será integrada a toda a suíte da companhia e dados atrelados a ela e, de forma semelhante ao Copilot, servirá para preparar documentos, apresentações e planilhas, mas tudo numa interface integrada ao Microsoft Teams.
O Microsoft 365 Copilot está em experimentação com 20 clientes atualmente, e os testes serão expandidos para mais consumidores nos próximos meses. Por enquanto, a Microsoft não deu informações acerca do preço do programa com IA, mas afirmou que revelará mais detalhes no futuro.