Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Cortana tem apps para Android e iOS aposentados pela Microsoft

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 31 de Março de 2021 às 12h42

Link copiado!

Matheus Bigogno/Canaltech
Matheus Bigogno/Canaltech
Tudo sobre Microsoft

A Microsoft anunciou hoje (31) o fim definitivo do aplicativo da Cortana, a assistente virtual da empresa, nos dispositivos móveis. Com isso, não haverá mais suporte para uso dos recursos de voz da MS em softwares de terceiros, além de o aplicativo ter sido removido das lojas oficiais do iOS e do Android.

A medida só afetará o uso da Cortana em celulares e tablets que rodavam o aplicativo, sem qualquer impacto no Windows. Lembretes, listas e tarefas vinculadas a ela serão sincronizados automaticamente com o aplicativo Microsoft To Do, disponível para download gratuito nas plataformas móveis.

Continua após a publicidade

A Cortana para celulares foi uma tentativa da desenvolvedora do Windows de rivalizar com Siri e Google Assistente. A ideia era usá-la para comandos de voz em redes sociais, apps de música ou programas de produtividade. A assistente pessoal nasceu em 2014, no Windows, e é baseada em uma tecnologia capaz de responder a perguntas e realizar pequenas tarefas do cotidiano, como abrir aplicativos, configurar despertador ou inserir compromissos na agenda.

Fim já era esperado

O aplicativo móvel foi lançado originalmente em novembro de 2018, mas nunca chegou a ter uma base de usuários grande o suficiente para que valesse a pena mantê-lo. O encerramento já era uma realidade em vários países desde o ano passado, mas agora chega para todo o mundo.

O desligamento foi anunciado em julho de 2020, quando a Microsoft afirmou trabalhar em um novo assistente virtual na suíte de apps Microsoft 365, o que exigiria o direcionamento dos esforços e da experiência da equipe de desenvolvedores da Cortana. As mudanças fazem parte do reposicionamento da assistente virtual, que deve deixar de ser desenvolvida como um serviço multiuso para se dedicar a recursos de produtividade.

Continua após a publicidade

Cortana com outro enfoque

O anúncio da Gigante dos Softwares pode parecer uma pá de cal na assistente virtual, mas não é isso que vai acontecer. Além de continuar no Windows 10, a empresa melhorou a integração da assistente no Microsoft 365, com novas opções para o Outlook e a integração ao Teams para desempenhar atividades como gerenciar compromissos, disparar e redigir e-mails e agendar reuniões.

Se você é um dos compradores do alto-falante Harman Kardon Invoke, saiba que também perderá a ajuda da Cortana. A Microsoft preferiu mudar os rumos e tornar o dispositivo mais próximo de uma caixa de som Bluetooth tradicional, removendo os comandos por voz. Para compensar, a empresa oferece a oportunidade de receber um cartão de presente promocional da Microsoft Store de US$ 50 por Invoke ativa (infelizmente, essa oferta é apenas para o proprietário residente nos EUA).

Continua após a publicidade

Você usava a Cortana em seu celular? Se sim, o que acha da novidade? Comente.

Fonte: Microsoft