Publicidade

Apple e Google retiram apps da imprensa estatal russa de lojas no Android e iOS

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 03 de Março de 2022 às 09h35

Link copiado!

Diego Sousa/Canaltech
Diego Sousa/Canaltech

Google e Apple anunciaram a retirada dos aplicativos ligados aos meios de comunicação Russia Today (RT) e Sputnik, ambos usados pelo governo russo para disseminar versões oficiais da guerra com a Ucrânia. A ação afetará o download dos programas pela Play Store (Android) e a App Store (Apple) na região da União Europeia.

Essa decisão é resultado de uma determinação da União Europeia para punir a Rússia pela invasão do país vizinho. O objetivo é reduzir as fontes de desinformação e frear a máquina de propaganda do governo russo para justificar o ato contra a Ucrânia.

Continua após a publicidade

Os dois veículos de comunicação são considerados os principais aliados do Kremlin na divulgação de notícias, inclusive com controle das autoridades russas e financiamento da atividade pelo governo. Nas redes sociais, ambos reúnem milhões de seguidores, mas o acesso está prejudicado desde que Facebook, Instagram e Twitter reduziram o alcance e passaram a rotular notícias dessas fontes.

RT diz que decisão é injusta

Com a exclusão do aplicativo nativo para celulares, usuários interessados precisarão acessar os sites diretamente se desejarem ler sobre a cobertura da guerra. Se quiserem, as páginas oficiais poderão hospedar os apps em seus próprios servidores, mas isso obviamente deve ter menos eficácia do que a transferência direta nas duas maiores lojas de programas do mundo.

Em comunicado enviado à Reuters, a vice-editora-chefe da RT, Anna Belkina, disse que a atitude não tem respaldo em evidências concretas. Ela explica que o veículo não publica notícias falsas ou dados imprecisos.

Continua após a publicidade

A Apple já havia tomado a decisão de interromper a venda de iPhone, iPads, MacBooks e outros produtos no país. Já o Google decidiu remover dados de rastreamento e edições no Google Maps, usadas pela inteligência russa como arma de guerra, além de ter bloqueado a visualização de vídeos da RT e Sputnik na Europa.

O download já estava bloqueado na Ucrânia há alguns dias, em razão de um pedido do governo local, mas agora será expandido para praticamente todo o continente europeu. Com isso, o Google espera minar fontes de renda e reduzir os acessos dos serviços noticiosos mais relevantes.

Fonte: Reuters