Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Amazon desenvolve rival do ChatGPT há tempos, afirma CEO

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 14 de Fevereiro de 2023 às 08h59

Link copiado!

Divulgação/Amazon
Divulgação/Amazon
Tudo sobre Amazon

O CEO da Amazon, Andy Jassy, disse estar empolgado com o ChatGPT, mas que a sua empresa já desenvolve uma solução parecida há alguns anos. Em entrevista concedida ao jornal Financial Times, o executivo garantiu que os "modelos de IA generativos" não são novidade em grandes empresas como a sua.

Jassy alegou fazer parte das técnicas de aprendizagem de máquina, já presentes na assistente Alexa e no CodeWhisperer, um gerador de recomendação de códigos. Quando questionado sobre a preocupação dos investidores acerca da gigante do comércio eletrônico estar ficando para trás na briga por IAs de conversação natural, o executivo tratou de amenizar a situação.

“Acho empolgante o que é possível com IA generativa, e é parte do que você está vendo com modelos como o ChatGPT. Mas a maioria das empresas grandes e profundamente técnicas como a nossa trabalham nesses modelos de IA generativos muito grandes há muito tempo", explicou.
Continua após a publicidade

Inteligências artificiais generativas são baseadas em algoritmos que transformam textos em outros conteúdos (imagens, códigos, vídeos ou áudios, por exemplo). A onda de serviços permeados por esse tipo de tecnologia começou com as artes, representada por DALL-E e Midjourney, mas hoje está presente em soluções de várias empresas com criações multimídias.

O CEO da Amazon não deu nenhum detalhe obre a sua tecnologia nem um prazo de lançamento. Também não revelou quais seriam as aplicabilidades nem se pretende comercializar o serviço para outras empresas.

Na mesma reportagem, o diretor-gerente do Madrona Venture Group, um dos principais investidores da Amazon, disse que a Microsoft está na liderança do mercado por investir na OpenAI e, consequentemente, trazer o ChatGPT para seu buscador Bing e ecossistema de aplicativos. Essa seria uma fonte de preocupação, já que a empresa de comércio ainda não se moveu para apresentar nada similar.

Continua após a publicidade

Amazon vai lançar concorrente do ChatGPT?

Jassy garantiu ter outras cartas na manga além de soluções próprias. Ele alega ter buscado oportunidades de parceria com pequenas e médias empresas do ramo para fortalecer essa área de negócios. A Stability AI — processada recentemente por violações de direitos autorais — pode ser uma dessas companhias, já que declarou ter encontrado na Amazon um parceiro para trabalhar serviços na nuvem.

Uma adição similar ao ChatGPT poderia fortalecer imensamente os produtos da companhia, principalmente aqueles que possuem interface com o usuário. A Alexa, por exemplo, deixaria de ser uma mera executora de ordens simples para trazer respostas mais precisas e realizar tarefas mais complexas.

Apesar da entrevista, a Amazon ainda não se posicionou oficialmente sobre soluções de IA para seu ecossistema de negócios. Além do e-commerce, a plataforma também tem forte presença na web com serviços na nuvem (Amazon AWS), assistente de voz, hardware (Kindle e FireTV), streaming (Amazon Prime e Amazon Music), entre outros.

Continua após a publicidade

Vale destacar que o mundo da tecnologia vive hoje um "boom" de IAs, com gigantes como Google, Baidu e Alibaba se preparando para entrar no jogo atualmente dominado pela Microsoft com a OpenAI e o ChatGPT.

Fonte: Financial Times