Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Acessibilidade | Google apresenta 5 grandes novidades para Android, Maps e web

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 19 de Maio de 2023 às 16h30

Link copiado!

Reprodução/Google
Reprodução/Google
Tudo sobre Google

O Google anunciou uma série de recursos de acessibilidade para seus produtos e serviços em comemoração ao Dia Global de Conscientização sobre Acessibilidade. O objetivo é deixar as ferramentas da empresa melhor adaptadas para pessoas com deficiência.

Confira a seguir as melhorias de acessibilidade anunciadas pelo Google nesta semana para o Android, Lookout, Maps, Wear OS e Chrome.

Continua após a publicidade

5. Legendas em tempo real no Android

As Live Captions são realidade em muitos aplicativos, mas o Android ainda não tinha um recurso próprio. Agora, o sistema deve gerar legendas em tempo real para conteúdos de áudio, vídeo, podcast e chamadas telefônicas.

Segundo o Google, essa ferramenta é ideal para surdos ou pessoas com deficiência auditiva. Até o meio do ano, os tablets com Android também devem receber uma versão exclusiva e otimizada para telas grandes.

Continua após a publicidade

Será possível também digitar respostas em texto para o serviço converter em voz para a pessoa do outro lado da chamada. Essa tecnologia pode ajudar quem tem problemas na fala ou mesmo se você estiver rouco por algum motivo.

As duas novidades já estão liberadas nos dispositivos Pixel mais recentes, mas deve chegar também para o Pixel 4 e Pixel 5, além de aparelhos adicionais, como os Galaxys da Samsung.

4. Lookout compatível com imagens digitais

O Google Lookout é uma ferramenta para cegos e pessoas com baixa visão que descreve objetos escaneados pela câmera do celular. A ferramenta agora passou por várias melhorias para otimizar a detecção e ganhar uma IA descritiva.

Continua após a publicidade

A principal mudança é a capacidade de descrever imagens digitais, sem depender da câmera. Isso significa que você pode pegar qualquer foto ou arte do buscador e pedir para o app dizer qual o conteúdo.

Até então, a única maneira de obter essa descrição era torcer para que alguém tivesse usado o campo de texto alternativo nas imagens online. O Lookout ainda poderá tirar dúvidas sobre aquela imagem a partir de uma consulta no buscador.

3. Encontrar lugares acessíveis com o Google Maps

Continua após a publicidade

O Google Maps passou por uma atualização para facilitar a localização de locais acessíveis para pessoas com deficiência. Uma opção extra permite adicionar apenas adaptados como padrão, sem precisar configurar filtros toda vez.

Assim dá para confiar que o local terá rampas para cadeirantes ou guias para pessoas cegas. Quem possuir algum tipo de deficiência deve elencar qual e deixar que o Maps indique os melhores destinos.

2. Melhor conversão de texto em fala no Wear OS

Continua após a publicidade

Com a chegada do WearOS 4, como anunciado no Google I/O 2023, os desenvolvedores estão dedicados a muitas melhorias para os smartwatches. É o caso da expansão da conversão de texto em fala para os relógios rodando o sistema operacional.

Não há muitos detalhes ainda, mas o Google afirma ter otimizado a tecnologia para ser mais rápida e confiável. Este é um ótimo recurso para praticamente todo tipo de deficiência, afinal mexer na tela pequena dos relógios não é tão simples.

1. Correção de erros de URL no Chrome

O Chrome vai ganhar um recurso para quem possui dificuldades de digitação ou deficiência cognitiva. O navegador detecta quando a pessoa digita uma URL incorreta e fornece sugestões corretas.

Continua após a publicidade

Esse recurso deve ser lançado para dispositivos móveis nos próximos meses. Embora seja voltado para pessoas com deficiência, deve ajudar a todos, afinal todo mundo já digitou algo errado alguma vez.

O app de navegação na internet também poderá organizar suas guias com apoio do TalkBack, o leitor de telas nativo do Android. Ações em massa e recursos de ordenação podem ser feitos apenas com comandos de voz.

Essas atualizações mostram como a tecnologia pode trazer mais inclusão para pessoas com deficiência. Além do Google, a Apple também fez um anúncio parecido de ferramentas de acessibilidade nesta semana, que vai oferecer interfaces simplificadas e até um gerador de voz sintética personalizada.