Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Project Tailwind | IA do Google cria notas inteligentes em documentos

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 16 de Maio de 2023 às 12h35

Link copiado!

Reprodução/Google
Reprodução/Google
Tudo sobre Google

O Google anunciou o lançamento de uma inteligência artificial para ajudar na criação de anotações em documentos. A IA de produção de notas foi apresentada pela Gigante das Buscas durante a conferência Google I/O 2023.

O Projeto Tailwind analisa documentos e cria instantaneamente um conjunto de notas sobre o conteúdo. A ideia é ter um caderno alimentado por IA, um bloco de notas inteligente, que pode poupar muito tempo ao destacar informações relevantes.

O serviço exige que você faça o upload do arquivo ou selecione algum já salvo no Google Drive. Essa integração com a nuvem permite acessar mais rapidamente o serviço, o que é ótimo para os fãs do Workspace.

Continua após a publicidade

Como funciona o Tailwind?

Será possível descrever os tópicos mais importantes ou deixar que a IA faça um resumo por conta própria. O interessante é a capacidade de citar as fontes de todos os dados mencionados no resumo, o que possibilita localizar rapidamente o trecho desejado no documento original.

O Tailwind pode ser um grande aliado para estudos e para o mercado de trabalho. Por exemplo, alunos podem criar resumos a partir de livros digitais ou apostilas para se preparar para a prova, enquato profissionais podem analisar imensos relatórios ou peças processuais de forma otimizada.

Continua após a publicidade

A principal vantagem talvez esteja no funcionamento offline: não é preciso estar conectado à internet para ter as anotações. Isso pode ser um mecanismo de segurança importante para quem lida com documentos confidenciais, por exemplo.

Quando será lançado?

Um protótipo do Tailwind ainda está em fase de desenvolvimento, portanto não existe previsão de quando chegará ao mercado. Segundo os criadores, ele foi montado brevemente nas últimas semanas e ainda precisa de muito refino — o próprio nome final ainda não foi definido.

Alguns usuários dos Estados Unidos poderão entrar na lista de espera para obter acesso antecipado. Para os brasileiros, o jeito é acompanhar o andamento e torcer para essa novidade chegar em português por aqui.

Continua após a publicidade

O Google I/O 2023 foi totalmente focado em inteligência artificial, com grande ênfase ao PaLM 2, um modelo de linguagem do Google para rivalizar com o GPT-4. O Google Maps, por exemplo, ganhou suporte de IA para criar rotas mais imersivas com simulação de tráfego, clima e percurso. Já o Google Fotos foi fortalecido com um editor "mágico" com IA para deixar imagens perfeitas.