ColorOS 12 é anunciada com Android 12 para celulares da Oppo; veja as novidades

ColorOS 12 é anunciada com Android 12 para celulares da Oppo; veja as novidades

Por Alveni Lisboa | Editado por Douglas Ciriaco | 16 de Setembro de 2021 às 12h02
Alveni Lisboa/Canaltech

A Oppo anunciou o lançamento na China da ColorOS 12, nova versão de seu sistema operacional. O software torna a companhia a segunda fabricante do mundo a revelar uma skin baseada no código aberto do Android 12 — a primeira foi a Samsung, com a One UI 4, já em fase Beta. Antes do desembarque oficial, a companhia disponibilizou uma versão beta do Android para o modelo Oppo Find X3, em maio, mas não se tratava da ColorOS, e sim de uma versão pura.

A ColorOS 12 é baseada na atualização mais recente do Android 12, a chamada Release Candidate, a última beta antes da versão estável. A ideia é os chineses testarem a plataforma antes do lançamento global, ainda sem data estipulada. Com o anúncio, cresce a expectativa de os proprietários de aparelhos da Oppo terem o sistema operacional do Google, ainda que modificado, logo no lançamento.

Conheça alguns dos recursos da ColorOS 12

Design simplificado

Se o Android 12 aposta no Material You como trunfo, a Oppo segue numa linha similar de simplificação de interface. A companhia investiu em um layout mais limpo, com espaços maiores, contraste de textos aprimoramentos, tons de cores específicos, bem, como ícones remodelados.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

O visual está mais clean e com áreas de respiro (Imagem: Reprodução/Oppo)

Toda essa renovação virá acompanhada de 300 novas animações para reforçar a sensação de algo totalmente novo. A empresa afirma ter usado uma tecnologia chamada Quantum Animation Engine para replicar efeitos físicos realísticos, como resistência e inércia, com objetivo de tornar a experiência suave.

Emojis animados estilo Apple

O que seria dos sistemas operacionais modernos se não houvesse emojis, não é? A ColorOS 12 traz a sua própria coleção animada e em 3D chamada Omoji. De modo similar aos Memojis, da Apple, as figurinhas da Oppo usam o algoritmo de captura de face para criar emojis personalizados com a sua cara.

Customize seus emojis com o seu rosto e insira animações (Imagem: Reprodução/Oppo)

Os Omojis podem realizar movimentos diversos e executar expressões faciais em tempo real. É possível definir parâmetros como cor da pele, cabelos, olhos, nariz, acessórios e maquiagem.

Smart Sidebar 2.0

Inspirado no menu lateral da Samsung, a Oppo também entrega um recurso similar no seu sistema operacional. Nesta atualização, contudo, os chineses fizeram uma renovação para incorporar seis novas ferramentas, além dos tradicionais downloads, aplicativos e mensagens. Com a Smart Sidebar será possível abrir músicas favoritas no aplicativo Music Player ou comparar preços enquanto fazem compras online.

A barra lateral traz atalhos para auxiliar o uso (Imagem: Reprodução/Oppo)

Ainda não está muito claro como os mecanismos que exigem internet deve funcionar, mas aparenta ser uma integração direta entre navegador e atalhos para serviços populares no país, como o Alipay.

Interconexão entre dispositivos

Uma das novidades que quase todas as companhias chinesas anunciaram foi a conexão multitelas, com a possibilidade de executar funções de forma integrada no celular, TV e PC. No caso da ColorOS 12, isso também estará presente, embora de forma mais discreta: a Cross-Screen Interconnection permitirá a operação de telefones por meio de desktops e notebooks.

Controle seu celular pelo PC e transfira arquivos rapidamente: essa é a promessa (Imagem: Reprodução/Oppo)

A interconexão permitirá também a transferência de arquivos entre dispositivos com velocidade de até 45 Mbps. Segundo a Oppo, será possível enviar 500 fotos do telefone para o PC (necessário ter Windows 10 ou superior) em apenas um minuto.

Recursos de privacidade do Android 12

Por ser uma modificação construída em cima do Android 12, a ColorOS 12 terá todos os recursos de privacidade do sistema do Google. O usuário poderá controlar todas as permissões solicitadas por aplicativos para uso de microfone, câmera e localização, além de ter acesso ao painel para gerenciar uma a uma cada utilização.

Os recursos do Android 12 estarão na ColorOS (Imagem: Reprodução/Oppo)

Como novidade exclusiva, o sistema chinês terá um recurso de compartilhamento seguro de fotos e vídeos que permite apagar informações pessoas das imagens originais. Assim, a pessoa consegue se resguardar a respeito da data e do local onde o registro foi feito, por exemplo.

Quando chega a ColorOS 12?

A Oppo já confirmou que o aparelho topo de linha Find X3 Pro Photographer Edition será o primeiro modelo a rodar a ColorOS 12. O beta público limitado será lançado para as séries Find X3 e OnePlus 9 na China, em outubro, sem data fixada. No mês seguinte, as séries Find X2 e Reno 6 devem testar o sistema, enquanto os proprietários de telefones Reno 5, K9, A95, A93, Ace2 e OnePlus 8 receberão o update em dezembro.

Essa é uma boa novidade para proprietários de aparelhos da OnePlus, afinal eles também contarão com o novo sistema. As duas empresas chegaram a anunciar uma parceria para integrar o código da Oxygen OS à ColorOS, o que traria frutos a partir do lançamento do Android 12. Com isso, é possível inferir que esta nova versão deve abarcar o que há de melhor nas duas modificações.

O que você acha da ColorOS 12? Será que ela tem condições de brigar com MIUI e OneUI para ser a variação de Android mais bonita do ano?

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.