Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Prévia do Android 12 tem recurso de widgets "inspirado" no iOS 14

Por| 22 de Fevereiro de 2021 às 13h50

Link copiado!

Divulgação/Google
Divulgação/Google

O Android já possuía widgets muitos anos antes de a Apple implementar o recurso no iOS 14, mas sempre teve uma limitação: cada um ocupa um bom espaço na tela inicial do celular. No sistema da Maçã, é possível “empilhar” até três desses elementos, que são acessados ao deslizar o dedo. Assim, mudam as informações sem precisar de uma página adicional.

Isso pode mudar no Android 12, que adotaria um sistema parecido com o da concorrência. O jornalista Mishaal Rahman publicou um vídeo no seu Twitter no qual se pode ver dois widgets empilhados no mesmo espaço da tela inicial. Isso oferece uma espécie de espaço melhorado e mais inteligente à tela, como destaca Rahman.

Continua após a publicidade

Por enquanto não há maiores detalhes sobre o novo recurso, e sequer é certo que ele estará presente na versão final do Android 12. Mas é bom ver que a simples adoção pela Apple desses widgets fez com que os desenvolvedores do Google corressem atrás de uma melhoria na funcionalidade, que há muitos anos sofre pouquíssimas modificações no sistema operacional do robozinho.

No iOS, apesar de ser possível empilhar até três elementos em um mesmo espaço, há uma limitação do local onde o usuário pode colocar widgets. No Android, pode-se colocar um widgetr em praticamente qualquer espaço de uma tela inicial, e há até tamanhos diferentes e alguns que permitem aumentar ou diminuir a quantidade de grades ocupadas.

Com relação ao Android 12, outros novos recursos já descobertos incluem o print de tela rolável, compartilhamento de senhas de Wi-Fi por aproximação e um novo atalho para reduzir brilho da tela. Fique de olho no Canaltech para mais atualizações sobre a próxima versão do sistema operacional móvel do Google, que está na primeira prévia para desenvolvedores desde a semana passada.

Fonte: Mishaal Rahman/Twitter