Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Android 12 permitirá compartilhamento de senhas de Wi-Fi por proximidade

Por| 19 de Fevereiro de 2021 às 10h30

Link copiado!

Reprodução/Leak
Reprodução/Leak

Ontem (18), o Android 12 chegou às mãos dos desenvolvedores e já há diversas novidades sobre a atualização rolando pela internet. Uma delas é do novo compartilhamento de senhas de acesso a redes Wi-Fi por proximidade graças ao recursos Nearby Share.

Anteriormente, o Android 10 e o Android 11 já permitiam o compartilhamento de senhas e informações de conexão através de QR Codes. Nesse caso, era necessário que o usuário escaneasse o código com sua câmera de celular, ação que normalmente exige contato com pessoas já ligadas ao Wi-Fi.

Continua após a publicidade

O Beta do Android 12 inclui o Nearby Share do Android — recurso semelhante ao AirDrop do iOS — para o fornecimento de credenciais. Quem já está conectado a uma rede podem compartilhar as senhas da conexão para dispositivos ainda não conectados dispensando o escaneamento de códigos, o envio das informações por mensagens ou disposição dos dados num local visível.

A ferramenta exige apenas que os dispositivos estejam próximos um do outro para transferência de códigos por Bluetooth ou Wi-Fi; da mesma forma, os aparelhos precisam estar com visíveis e autorizar o recebimento no momento da troca.

O compartilhamento via Nearby Share ainda não está funcionando pleno no novo Android — o que indica que a ferramenta segue está sendo preparada para o sistema. Bugs são esperados para essas versões preliminares do sistema, contudo, o novo botão antecipa uma das principais novidades da atualização.

Até o lançamento — que normalmente se dá no segundo semestre —, a Google ainda deve retrabalhar e corrigir ferramentas inseridas na distribuição antecipada para desenvolvedores.

Continua após a publicidade

Logicamente, não há uma data revelada para o lançamento do Android 12. Levar o histórico do Google em consideração, a atualização do sistema operacional deve ser lançada no mês de setembro.

Fonte: Mishaal Rahman