Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google libera primeira versão para desenvolvedores do Android 12

Por| 18 de Fevereiro de 2021 às 15h50

Link copiado!

Denny Müller/Unsplash
Denny Müller/Unsplash
Tudo sobre Google

O Google oficializou o Android 12 com a primeira beta para desenvolvedores nesta quinta-feira (18). A companhia também divulgou um cronograma das versões de testes, com previsão de lançamento até agosto, e a final possivelmente em setembro.

De acordo com a linha do tempo publicada pela empresa, a próxima grande atualização do sistema operacional tem mais duas versões beta para desenvolvedores, a serem liberadas em março e abril, quatro betas públicas, uma por mês entre maio e agosto, e uma estável, prevista para agosto. Logo depois, o Android 12 final deve ser liberado para os celulares Pixel.

Cada pequeno update tem objetivos claros, começando por receber comentários dos desenvolvedores sobre novos recursos e APIS, além de mudanças de comportamento do sistema na Prévia para Desenvolvedores 1 (DP1, na sigla em inglês), seguindo com a adição de recursos e APIs na segunda e finalizando, em abril, com uma versão mais estável na terceira prévia.

Continua após a publicidade

A partir de maio, é a vez dos usuários “comuns” testarem o Android 12, possivelmente já com aparência e funções que devem seguir até a versão final, cuja data de lançamento não foi divulgada, mas deve chegar ao público ainda em agosto. Esta última versão prévia permite que desenvolvedores testem o comportamento de seus aplicativos e os otimizem para que todos os recursos funcionem corretamente no modelo final do sistema.

A DP1 do Android 12 está disponível para celulares do Google a partir do Pixel 3. O suporte às atualizações no Pixel 2 foi encerrado em dezembro.

Android 12: o que há de novo

Continua após a publicidade

Por se tratar de uma beta inicial, ainda não dá para ver muitas novidades. A interface em si muda pouco, pois o foco é testar o comportamento de alguns novos recursos e APIs.

Mas já foi possível confirmar alguns vazamentos anteriores, como as notificações, com nova aparência e mais funcionalidades que devem torná-las mais rápidas e fáceis de usar. Para isso, o Google também tornou as animações e transições de tela mais suaves e bloqueou os chamados “trampolins de notificações”.

No Android 12, quando o usuário tocar em um card de notificação, vai ser levado direto para a tela do app em questão. Por exemplo, ao tocar em uma notificação de mensagem do WhatsApp, você vai direto para a conversa, em vez de ver todo o carregamento do app e acesso da tela de conversa. Isso deve evitar principalmente que celulares menos potentes travem nesse processo.

Continua após a publicidade

Em relação a mídias, a próxima versão do sistema operacional móvel traz suporte ao formato de imagem AV1, que segundo o Google consegue mais qualidade em arquivos menores (veja a imagem acima). Em áudio, o Android 12 traz suporte ao MPEG-H, com mixers, resamplers e efeitos otimizados para até 24 canais. Uma nova API que facilita a inserção de arquivos de mídia na área de transferência, no teclado ou pelo arrastar e soltar.

Para tentar reduzir a fragmentação, o Google também pretende facilitar a atualização de drivers de alguns componentes pela Play Store, via módulo Android Runtime.

Mais novidades devem ser liberadas nas próximas prévias para desenvolvedores e não será surpresa se algumas funções ficarem apenas para as betas públicas.

Fonte: Google