Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google pode aprimorar a busca por celulares Android roubados ou perdidos

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 18 de Junho de 2021 às 11h15

Link copiado!

Igor Almenara/Canaltech
Igor Almenara/Canaltech

O app Buscar do iOS é um verdadeiro aliado na missão de encontrar coisas perdidas e se tornou ainda mais útil depois do surgimento das AirTags, os chaveirinhos inteligentes da Apple. Nesse sentido, o Google fica para trás com o Encontre Meu Dispositivo, disponível na Play Store, mas parte do código sugere que o aplicativo pode receber uma grande atualização em breve.

Novamente, a galera do XDA Developers foi quem descobriu os indícios das adições ao vasculhar o código do Google Play Services. O aplicativo, que atualmente é capaz somente de encontrar os dispositivos associados à conta Google do usuário, poderia também partir para a busca de aparelhos associados a outra pessoa ou resetados para as configurações de fábrica.

Continua após a publicidade

Os vestígios do retrabalho foram encontrados no canal de testes do Google Play Services na versão 21.24.13, liberado nesta sexta-feira (18). Foram descobertos dois novos títulos dentro da plataforma: um deles menciona a capacidade de localizar dispositivos de outras contas, enquanto o outro se refere ao acesso da rede do “Encontre Meu Dispositivo”.

A possível nova rede do aplicativo, pelo que o site XDA Developers indica, englobaria praticamente todos os dispositivos Android que embarcam o Google Play Services. Uma vez conectado, o celular poderia ser encontrado mesmo sem estar associado a uma conta Google ou se tiver sido resetado, o que é especialmente útil contra roubos e furtos.

Além disso, a integração com o Google Play Services garante que não só os dispositivos com Android puro contariam com a novidade. Seja o celular Samsung, Xiaomi, Motorola ou qualquer outra marca com distribuição personalizada do sistema do robozinho, quase todos os dispositivos Android são equipados com a plataforma — e a atualização pode alcançar até aparelhos antigos, cujo suporte da própria fabricante foi encerrado.

Em busca da rival

Continua após a publicidade

Com as melhorias do app Buscar no iOS, o Google pode ter se sentido pressionado a renovar sua própria solução. Pelas pistas encontradas no código, não é possível afirmar que a Gigante das Pesquisas pensa em lançar um recurso inteligente nos moldes das AirTags, porém, ela estaria buscando formas de facilitar a busca por aparelhos roubados, furtados e perdidos.

Pelo estado preliminar da ferramenta, não se sabe qual seria o mecanismo de segurança que o Encontre Meu Dispositivo renovado adotaria. Se o rumor for real, indícios de um sistema de autenticação também devem surgir e, se o app for finalmente atualizado, a empresa deve anunciar a novidade por algum canal oficial.

Fonte: XDA Developers