Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

9 coisas novas que chegam ao Android em 2024

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 15 de Maio de 2024 às 16h30

Link copiado!

Divulgação/Google
Divulgação/Google

O Google anunciou uma série de novidades para o ecossistema do Android em 2024. Os celulares são o grande destaque com a chegada do Android 15, mas as melhorias não param por aí: relógios e TVs também ganharão novas ferramentas nas futuras atualizações do Sistema do Robozinho.

Novidades do Android em 2024

A seguir, confira algumas das principais novidades já confirmadas pelo Google com previsão de chegada ainda neste ano.

Continua após a publicidade

1. Proteção contra furtos

O Android 15 contará com um novo mecanismo de segurança em caso de furto de celular: a função Thief Detection Lock (“Bloqueio de detecção de furto”, em tradução livre) identifica se o aparelho foi tomado de forma brusca por outra pessoa e automaticamente bloqueia o acesso ao sistema. 

Para isso, usa aprendizado de máquina com os dados do acelerômetro e do giroscópio para identificar se alguém pegou o celular e saiu correndo.

Continua após a publicidade

2. Área privada

Finalmente o Android 15 ganhou um recurso para criar uma área privada e esconder apps ou documentos de curiosos. Os dados e as notificações ficam isoladas do restante do aparelho e o usuário precisa desbloquear o acesso com senha personalizada ou biometria.

A função já estava disponível há algum tempo em interfaces de fabricantes que usam o Android, como a One UI, da Samsung, mas nunca tinha aparecido na versão “pura” do sistema operacional.

Continua após a publicidade

3. Realidade aumentada no Maps

O Google informa que o Maps para Android receberá mais conteúdos de realidade aumentada, com experiências imersivas de locais como Singapura e Paris. A empresa ainda reforça que os novos recursos são resultado de parcerias com Samsung e Qualcomm.

4. Wear OS 5 com economia de energia

O Wear OS 5 foi confirmado como a próxima geração do sistema operacional para relógios e outros wearables — e ao que tudo indica, o SO terá um ciclo anual de atualizações, paralelo ao Android. Uma das novidades anunciadas é uma otimização do consumo da bateria: a Gigante das Buscas informa que a nova versão gasta até 20% a menos do nível da carga ao correr uma maratona externa, por exemplo.

Continua após a publicidade

5. Localização de aparelhos

Sistema usado para conectar aparelhos Bluetooth, o Fast Pair do Google será atualizado para fazer parte da nova rede Encontre Meu Dispositivo. Rastreadores de Bluetooth das marcas Chipolo, Peblebee, eufy, Jio e Motorola serão integrados à plataforma e poderão ser localizados com facilidade no app da ferramenta.

6. IA no Google TV

Continua após a publicidade

O Google TV (que não é a mesma coisa que Android TV) foi integrado a um modelo do Gemini para trazer mais informações geradas por IA na tela. A interface vai mostrar resumos e recomendações criadas pela inteligência artificial com base nos seus estilos ou atores preferidos. Além disso, o Gemini também é capaz de gerar legendas automaticamente para conteúdos que não têm essa opção disponível.

7. Adicionar à Carteira com fotos

Outra novidade que chega em breve ao Android 15 é a opção de usar a câmera para adicionar itens à Carteira do Google: é possível tirar foto de ingressos, cartões e outros documentos importantes para escaneá-los no app. A novidade, no entanto, será liberada inicialmente nos EUA.

Continua após a publicidade

8. Proteção em tempo real contra fraudes

Também conhecido como o antivírus do Android, o Google Play Protect vai usar IA no próprio dispositivo para identificar apps maliciosos, como tentativas de phishing. O mecanismo rastreia o sistema em busca de softwares que pedem acesso a muitas permissões sensíveis do aparelho, envia os dados para a equipe de segurança do Google e avisa o usuário sobre os riscos — a empresa informa que a prática não coleta os dados pessoais.

9. Mais apps para carros

Os automóveis não ficaram de fora da leva de novidades: os carros com o Android Automotive OS receberão suporte ao Google Cast, que permite transmitir vídeos dos celulares em outras telas, e os veículos com o sistema embutido do Google vão ganhar novos apps, como Max e Angry Birds. 

Continua após a publicidade

Outros anúncios do Google

A empresa aproveitou a conferência Google I/O para trazer diversas novidades sobre Gemini, IA, Android e outros produtos — confira os melhores momentos do evento.

Android 15 Beta 2 já disponível

Nesta quarta (15), o Google liberou a segunda versão de testes do seu sistema operacional — conheça as principais novidades do Android 15 Beta 2.