Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Android 15 Beta 2 já está disponível; conheça as novidades

Por| 15 de Maio de 2024 às 16h07

Link copiado!

André Magalhães/Canaltech
André Magalhães/Canaltech

Depois de passar em branco na última terça (14), durante a abertura do Google I/O 2024, o Android 15 Beta 2 enfim deus as caras: a segunda versão de testes da próxima atualização do sistema foi liberada na tarde desta quarta (15) pela Gigante das Buscas e já está disponível para os celulares compatíveis — veja a lista completa logo abaixo.

“Hoje, lançamentos o segundo Beta do Android 15, que continua o nosso trabalho de construir uma plataforma que auxilia a melhorar a sua produtividade, minimizar o impacto na bateria, maximizar a suavidade no desempenho dos apps, dá aos usuários uma experiência de dispositivo premium, protege a privacidade e a segurança e torna o seu app acessível para a maior quantidade de pessoas possível”, escreveu o vice-presidente de engenharia Dave Burke em post no blog de desenvolvedores do Android.

Como já fica perceptível na mensagem de Burke, o foco do novo Android é aprimorar a eficiência da bateria sem comprometer o desempenho. Isso significa que as novidades desta atualização acabam sendo mais nos “bastidores” do sistema, sem muitos ajustes visuais significativos.

Continua após a publicidade

9 novidades do Android 15 Beta 2

Entre as novidades da atualização, os destaques ficam por conta destes:

1. Controle de apps em primeiro plano

O novo sistema de apps em primeiro plano do Android 15 coloca um app para dormir depois de 6 horas de inatividade. Caso o app não possa ser “adormecido”, o Android força o seu encerramento como se tivesse uma falha. Isso deve poupar tanto processamento quanto energia da bateria do celular.

Continua após a publicidade

2. Apps abrindo mais rápido

O Android 15 se torna compatível com páginas de memória de 16 KB (antes, o máximo eram 4 KB). Isso resulta em aplicativos abrindo mais rapidamente (inclusive o boot do sistema), mesmo com um alto consumo de memória do celular, e também reduz o consumo de energia para realizar a ação de abrir um app.

3. Cofre de aplicativos

O Android 15 agora oferece um espaço privado para você guardar aplicativo e escondê-los de curiosos e bisbilhoteiros que tenham acesso ao seu dispositivo. A proteção é garantida com acesso apenas via senha ou biometria e cria um perfil paralelo no celular que oculta e desativa tanto os apps quanto informações em registro sempre que é bloqueado.

Continua após a publicidade

4. Proteção contra apps maliciosos em segundo plano

A próxima atualização do sistema do Google conta com uma função que bloqueia a ação de apps maliciosos em segundo plano. Alguns apps desse tipo podem abrir um app legítimo e criar uma camada sobreposta para enganar o usuário, mas, o Android 15 terá um sistema de bloqueio que vai impedir o app ilegítimo de abrir qualquer outro programa no celular.

5. Multitarefa aprimorada em telas grandes

Continua após a publicidade

Beleza que o Google até botou o Chrome OS para rodar sobre o Android dia desses, mas como isso não deve se tornar um padrão, a empresa tratou de aprimorar o multitarefa em telas grandes no Android. Vai ser possível, por exemplo, fixar a barra de tarefas para facilitar a alternância entre janelas.

6. Melhoria no Picture-in-Picture

Outra novidade bem-vinda do Android 15 Beta 2 é um ajuste no sistema de Picture-in-Picture (PiP). Segundo David Burke, essa função tem transições mais suaves, o que vai beneficiar especialmente apps com elementos de interface sobrepostos à tela principal.

7. Prévia de widgets melhoradas

Continua após a publicidade

Parece que foi só a Apple incluir widgets no iOS há alguns anos para o Google finalmente se espertar e correr ajustar esse recurso no Android. Pois bem, mais uma função bem-vinda é a exibição de prévias mais compreensíveis dos widgets, o que deve facilitar bastante a seleção desses elementos.

8. Predictive Back

Quem usa a navegação por gestos do Android tem uma boa notícia: a atualização traz um recurso chamado Predictive Back (ou “Retornar preditivo”, em tradução livre) que cria um mecanismo mais sutil para retornar à tela anterior deslizando o dedo da lateral esquerda para a direita, por exemplo.

Continua após a publicidade

9. Mais dados no Health Connect

Central de saúde do Android, o Health Connect passa a reunir mais dois dados: temperatura da pele e planos de treino. Em relação ao último, as categorias incluem a opção de traçar objetivos como calorias queimadas, distância, número de passos e duração de uma atividade.

Celulares compatíveis

Segundo o Google, a lista de celulares compatíveis com o Android 15 é a seguinte:

Continua após a publicidade

Quando chega o Android 15?

Seguindo o cronograma liberado pelo Google em 16 de fevereiro, a versão final está programada para chegar depois de julho.

Continua após a publicidade

É provável que o sistema tenha mais algumas versões de testes liberadas ainda antes disso.