Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Instagram testa Reels de até 15 minutos? Entenda

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 06 de Abril de 2022 às 12h39

Divulgação/Instagram
Divulgação/Instagram
Instagram
Tudo sobre Instagram
Continua após a publicidade

Em testes a partir desta quarta (6), o Instagram publicará vídeos comuns do feed junto com os Reels. Na tela de perfil, a aba "Vídeos" deixará de existir e todas as publicações de até 15 minutos de duração estarão reunidos aos vídeos curtos estilo TikTok. A duração máxima destes, porém, continua de até 60 segundos.

A mudança reafirma a competitividade do Instagram, que desde o lançamento do Reels, em 2019, compete firmemente com o TikTok por espaço no segmento de vídeos curtos na vertical. Na rede social chinesa, vídeos de até 10 minutos estão em teste desde fevereiro deste ano.

Vídeos comuns do Instagram de até 15 minutos agora são compartilhados junto com os Reels (Imagem: Reprodução/Instagram)
Vídeos comuns do Instagram de até 15 minutos agora são compartilhados junto com os Reels (Imagem: Reprodução/Instagram)

Ao aglutinar a aba “Vídeos” com o Reels, o Instagram destaca também o foco da plataforma no Reels em detrimento de outros conteúdos da plataforma. A decisão é coerente frente às recentes decisões da rede de abandonar outros formatos de vídeos conhecidos, como o IGTV, cujo aplicativo independente foi descontinuado e removido da loja meses atrás.

Criações de até 15 minutos poderão contar com algumas das mesmas ferramentas de edição que um Reels comum, facilitando o processo de construção de conteúdo para quem já está familiarizado com as funções do app.

Os vídeos gravados na horizontal serão exibidos com barras pretas na parte superior e inferior da tela, alternativa adotada para não perder conteúdo frente a diferença de proporções. Por estarem inseridos na mesma aba, provavelmente a navegação entre eles também será feita na vertical, assim como um Reels comum.

De volta ao formato longo

Continua após a publicidade

Essa não é a primeira vez que o Instagram explora conteúdos com duração semelhante ao padrão do YouTube. O IGTV foi uma das malfadadas tentativas da plataforma em abocanhar parte deste segmento, mas o formato não vingou e acabou criando redundâncias na plataforma, que já contava com outros formatos de vídeos bem estabelecidos — post no feed e Stories.

Daí, em outubro de 2021, o Instagram anunciou o fim do IGTV, incorporando o formato ao padrão do post no feed. O principal motivo da aposentadoria, conforme mencionou na época o chefe da rede social, Adam Mosseri, era a falta de distinção do formato para vídeos longos.

Vale ressaltar que qualquer vídeo no Instagram pode ser "remixado" com Reels desde janeiro deste ano. A novidade dividiu opiniões dos usuários por misturar demais formatos distintos, já que a duração e finalidade do Reels não é a mesma que a de vídeos comuns — ao menos, naquele momento.

É um experimento

Continua após a publicidade

Por enquanto, a mudança no Instagram não é definitiva, mas sugere que a plataforma está de olho nessa transformação. A novidade deve ser distribuída para todos os usuários do aplicativo via atualização (Android | iOS).

Atualização - 07/04: O texto foi atualizado para esclarecer que vídeos "comuns" serão publicados como Reels, não que Reels terão até 15 minutos de duração.

Fonte: Folha