Instagram terá recursos para facilitar apoio a causas sociais
Por Alveni Lisboa • Editado por Douglas Ciriaco |
O Instagram deve lançar um recurso para simplificar o apoio a um movimento ou causa social com o uso de hashtags. Uma opção chamada "spread the word" (espalhe a palavra, em tradução livre) permitirá iniciar campanhas de arrecadação de fundos ou enviar pedidos de ajuda por mensagem direta para seus contatos.
- Instagram pode deixar você responder Stories com mensagens de áudio
- Instagram começa a liberar feed cronológico para todos
Por enquanto, tudo ainda está em fase de testes, mas já foi possível notar algumas palavras relacionadas a movimentos conhecidos, como #BlackLivesMatter e #WomenRights. O Instagram disse que essa fase inicial será focada em parcerias com grandes organizações sociais e entidades de luta por direitos humanos.
Futuramente, os tópicos elegíveis devem ser expandidos para promover também temas relacionados aos direitos de pessoas LGBTQIA+, questões climáticas, assuntos de saúde pública e ajuda para populações vulneráveis em razão de guerras ou pobreza.
Este é um recurso interessante que pode incentivar as pessoas a usarem mais hashtags — hoje mais empregadas por empresas e organizações — e os directs para promover suas causas. Resta saber se a rede social planeja trazer adesivos relacionados a doações, sistemas de impulsionamento ou se oferecerá algum benefício adicional para promover as campanhas além do compartilhamento nas DMs.
O anúncio não chega a ser uma novidade, pois a plataforma de fotos da Meta já havia antecipado o desenvolvimento disso em meados do ano passado. Na época, o recurso foi chamado Group Fundraisers e permitiria aos integrantes arrecadar fundos em prol de alguma ação, com metas compartilhadas e conquistas.
Apoio a causas sociais
O Instagram implementou um sistema de gorjetas em novembro de 2021, mas o foco é voltado para apoio aos criadores de conteúdo durante lives. É diferente de possibilitar o envio direto de dinheiro para organizações sociais que tratam das causas, algo que também poderia dar mais segurança para o doador do que depositar quantias na conta de quem não se conhece.
Também em novembro do ano passado, a plataforma liberou um recurso para destacar perfis e lojas de empresários negros. Com o rótulo "empreendedores negros", as pessoas conseguem descobrir e apoiar companhias gerenciadas por integrantes da comunidade na plataforma.
Durante a pandemia da covid-19, o Instagram lançou adesivos personalizados e ações para incentivar as pessoas a compartilhar o necessário Stay at Home (Fique em Casa, em português). Foi uma das formas encontradas para convencer seus amigos a permanecer seguros com o distanciamento social.
Fonte: Instagram