Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Instagram lança conjunto de melhorias para as mensagens diretas

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 31 de Março de 2022 às 15h01

Link copiado!

Divulgação/Instagram
Divulgação/Instagram
Tudo sobre Instagram

O Instagram lançou nesta quinta-feira (31) um conjunto de recursos para mensagens diretas, com o objetivo de tornar a caixa de entrada aprimorada. Desde o fim do ano passado a rede social traz mudanças no sistema de direct messages (DMs) para oferecer uma experiência mais completa e próxima ao Messenger.

Na nova atualização foram incluídas a capacidade de compartilhar músicas, enviar mensagens silenciosas (sem notificação), ver quem está online para conversar e responder pessoas enquanto navega pelo feed.

Muitas das adições de hoje são derivadas do Threads, um aplicativo de mensagens complementar descontinuado em dezembro de 2021. Na época, os desenvolvedores explicaram que levariam os recursos exclusivos para o aplicativo principal do Instagram em algum momento.

Continua após a publicidade

Esse pacote de novidade deve proporcionar mais formas de interação nas mensagens privativas, sem que as pessoas precisem recorrer a softwares externos como o WhatsApp.

Novidades para as mensagens diretas do Instagram em 2022

Músicas nas DMs

Continua após a publicidade

Após uma integração com o Apple Music, Amazon Music e Spotify (em breve), a rede social permitirá que cada pessoa compartilhe uma prévia de 30 segundos de canções nos bate-papos. O recurso deve funcionar de forma similar aos Stories e Reels, em que pode-se pesquisar pelas faixas e cortar um trecho para inserir no conteúdo.

Resposta em qualquer lugar

Antes, era preciso estar na janela de bate-papo do destinatário, na sua caixa de entrada, para enviar uma mensagem de áudio ou texto. Com a renovação, isso deixa de ser uma regra. Será possível ver e responder as DMs enquanto navega pelo feed, sem interromper a visualização de posts.

Continua após a publicidade

Compartilhamento mais rápido

Nunca foi tão fácil enviar posts para seus amigos mais próximos. Basta tocar e segurar o botão de compartilhamento para enviar o post desejado para os quatro contatos mais frequentes da sua lista. Ainda será possível usar o recurso tradicional de selecionar quem receberá o conteúdo, portanto se trata apenas de um atalho.

Status visível

Continua após a publicidade

Na parte superior do app, você poderá ver quem está livre naquele momento para conversar. O visual lembra bastante o Messenger e remete aos antigos mensageiros de bate-papo, nos quais se esperava a pessoa ficar online para iniciar o bate-papo. É possível também marcar para não aparecer por ali, caso a pessoa queira se manter escondida.

Mensagens silenciosas

Continua após a publicidade

Nem sempre você quer notificar o destinatário de uma mensagem porque a pessoa pode estar dormindo, fora do horário de trabalho ou ocupada naquela hora —e o aviso poderia distrai-la. Com este recurso, é possível mandar mensagens para a caixa de entrada sem que o celular vibre ou faça sons. É só adicionar o comando @silencioso para enviar conteúdos discretos.

Novo tema de chat

Para dar mais personalidade às conversas, um tema de bate-papo foi projetado para tornar as conversas mais personalizadas. No tema Lo-fi, o usuário terá uma cena de paisagem urbana com gatos estilizados.

Enquetes

Continua após a publicidade

Antes exclusivo dos Stories, as enquetes podem ser usadas como um adesivo para perguntar aos integrantes de um grupo o que acham sobre determinado assunto. Será possível saber qual o melhor dia para comemorar seu aniversário ou se as pessoas gostam de bolo de chocolate.

Como testar as novas DMs do Insta

Muitos destes recursos anunciados exigem que o usuário atualize para a experiência integrada do Instagram com o Messenger, visto pela primeira vez em 2020. Na prática, as mudanças estão associadas ao bate-papo do Facebook, como a capacidade de mudar a cor do bate-papo, reagir com emojis, assistir a vídeos e outras possibilidades.

Continua após a publicidade

Quem preferiu manter as caixas de entrada separadas só poderá desfrutar do compartilhamento de música, do novo tema de bate-papo e dos recursos de envio rápido.

As alterações nas DMs começaram a ser disponibilizadas partir de hoje para todos os usuários globalmente. É preciso atualizar o aplicativo para a versão mais recente no Android e no iOS.

Mudanças em 2022

No final ano passado, o chefe do Instagram, Adam Mosseri, prometeu que faria muitos ajustes na caixa de entrada, controles de privacidade, ferramentas de monetização e foco em vídeos para 2022. O que se tem visto desde então são esforços concentrados nestas áreas para oferecer um serviço mais completo.

Continua após a publicidade

A mudança chega logo após o lançamento das opções de feed cronológico do Instagram, Seguindo e Favoritos, que permitem aos usuários ver postagens sem o uso de algoritmos. O feed Favoritos permite que os usuários selecionem manualmente uma lista de seus amigos mais próximos ou criadores para acompanhar mais de perto as novidades, enquanto a opção Seguindo simplesmente classifica as postagens da mais recente para a mais antiga.