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3DMark lança novo benchmark Steel Nomad para substituir Time Spy

Por| Editado por Jones Oliveira | 22 de Maio de 2024 às 14h00

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A 3DMark lançou gratuitamente, sem a necessidade de adquirir uma licença, o benchmark Steel Nomad, projetado sem Ray Tracing para saturar e avaliar melhor GPUs mais modernas. O novo teste é multiplataforma e chega para eventualmente substituir o Time Spy.

O Time Spy foi lançado em 2016 e, mesmo recebendo atualizações ao longo de oito anos, seu código base já não é mais o suficiente para testar os limites dos novos hardwares.

Isso fica bastante claro principalmente nos saltos bruscos da pontuação média em 2020 e 2022, anos de lançamento das GeForce RTX 3000 e RTX 4000.

Saturando novos hardwares

Segundo os testes preliminares apresentados pela 3DMark, o Steel Nomad é um teste sem Ray Tracing “cerca de três vezes mais pesado que o Time Spy e quase 7 vezes mais pesado que Fire Strike”. Apesar de os efeitos de luz serem importantes, para fins de comparação é importante oferecer ferramentas separadas, uma especificamente para RT, e outra para uso geral das GPUs.

Evolução da ponutação média no Time Spy deixa claros os momentos de saltos entre novas gerações de GPUs. (Imagem: 3DMark / Divulgação)
Evolução da ponutação média no Time Spy deixa claros os momentos de saltos entre novas gerações de GPUs. (Imagem: 3DMark / Divulgação)

Os testes antigos, apesar de ainda serem bons indicadores para placas de entrada e APUs, são completamente atropelados por GPUs topo de linha, não servindo mais como ferramentas precisas de benchmarks.

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O Steel Nomad amplia consideravelmente os frametimes em todas as placas, inclusive as high-end, permitindo uma margem maior de análise comparativa e minimizando os empates técnicos. 

Steel Nomad foi desenvolvido para saturar GPUs modernas e ampliar margem comparativa de análise para frametimes em todos os segmentos, e não apenas os de entrada. (Imagem: 3DMark / Divulgação)
Steel Nomad foi desenvolvido para saturar GPUs modernas e ampliar margem comparativa de análise para frametimes em todos os segmentos, e não apenas os de entrada. (Imagem: 3DMark / Divulgação)

O novo benchmark já está disponível no software da 3DMark para Windows e Windows-on-ARM em DirectX 12 e Vulkan, para Android em Vulkan, para iOS utilzando a API Metal, com uma versão para macOS a caminho. Já o Steel Nomad para Linux até está nos planos da 3DMark, mas deve demorar um pouco mais para chegar.