Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

NASA adia lançamento a Vênus para apoiar missão que vai visitar asteroide Psyche

Por| Editado por Patricia Gnipper | 07 de Novembro de 2022 às 12h44

NASA
NASA
NASA
Tudo sobre NASA
Continua após a publicidade

Na última sexta-feira (4), a NASA anunciou que seguirá com o desenvolvimento da missão Psyche, que será lançada em 2023 com destino ao asteroide 16 Psyche — mas, enquanto isso, a missão VERITAS será adiada em pelo menos três anos. As mudanças no cronograma são resultados de uma análise de um comitê, que identificou um desequilíbrio entre o porte das equipes de trabalho da NASA e as demandas presentes.

A missão Venus Emissivity, Radio Science, InSAR, Topography and Spectroscopy (VERITAS) seria lançada rumo a Vênus a partir de 2027, mas agora, não deverá voar antes de 2031. Já a missão Psyche seria lançada ainda entre agosto e outubro deste ano, mas após uma longa análise, ela acabou adiada para 2023 em função de problemas com seu software de voo.

A missão Psyche deverá ser lançada em 2023 para explorar o asteroide 16 Psyche, rico em metais (Imagem: Reprodução/NASA/JPL-Caltech/ASU)
A missão Psyche deverá ser lançada em 2023 para explorar o asteroide 16 Psyche, rico em metais (Imagem: Reprodução/NASA/JPL-Caltech/ASU)

Apesar de as anomalias no software serem descritas como o principal motivo para o atraso, a investigação do comitê, criado a partir de uma solicitação da NASA e do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL), revelou outros problemas. O grupo recomendou diferentes melhorias, como aumento da equipe e fortalecimento do sistema de análises, para destacar as falhas que podem afetar o sucesso da missão.

Além disso, o grupo analisou a estrutura interna do JPL e observou o que foi descrito como “equipes inadequadas de projeto de voo”, se referindo tanto à quantidade de profissionais quanto à experiência deles. Assim, para atender as necessidades das equipes do JPL, a NASA decidiu adiar o lançamento da VERITAS como uma forma de garantir que membros experientes do laboratório finalizem o desenvolvimento de missões de grande porte.

Como a missão VERITAS ainda está em uma etapa inicial de seu desenvolvimento, adiá-la permite direcionar recursos adicionais para permitir que a missão Psyche avance. Segundo Laurie Leshin, diretora do JPL, os gerentes da missão vinham passando longos períodos enfrentando desafios da equipe, e isso poderia dificultar o trabalho técnico esperado deles.

Fonte: NASA