16 Psyche | O que se sabe sobre o "asteroide de ouro"?

Por| Editado por Patricia Gnipper | 04 de Outubro de 2022 às 21h20

NASA

O asteroide 16 Psyche ficou conhecido por ser um dos mais valiosos já encontrados até o momento. Isso se deve à sua composição principalmente metálica, tornando-se um alvo da NASA para estudos e até mesmo virando candidato a futuras explorações em busca de metais preciosos no espaço. Mas há outros motivos para esse asteroide ser tão interessante.

Características do asteroide Psyche

Com mais de 82% de metal em sua composição — incluindo ferro, níquel e ouro —, o Psyche foi inicialmente considerado um protoplaneta formado nos primeiros "dias" do Sistema Solar. Mas sua composição exata ainda é incerta — estudos anteriores chegaram a estimar 95% de metal.

Protoplanetas são objetos que evoluem para formar planetas, mas às vezes fracassam nessa tarefa. Quando param de evoluir, os protoplanetas fracassados permanecem orbitando o Sol, expondo aquilo que seria o núcleo de um planeta rochoso. E há indícios de que o Psyche recebeu alguns componentes, como condritos carbonáceos, por meio de colisões com outros asteroides.

Esse é um dos motivos que torna esse asteroide uma peça importante no estudo das origens do Sistema Solar e na validação dos modelos teóricos sobre a formação de mundos rochosos.

A incerteza sobre a composição do asteroide leva os cientistas a considerar que, talvez, o Psyche seja mais parecido com Bennu, ou seja, um amontoado de “entulho” unido pela gravidade. Ainda é difícil dizer, mas as atuais medições sugerem que se trate de um dos maiores e mais massivos asteroides conhecidos.

Se este for o caso, a ideia de que se trata de um protoplaneta deve ser descartada. De fato, os cientistas têm deixado de lado a hipótese do protoplaneta e consideram uma origem a partir de um corpo da família dos mesosideritos, uma classe de meteoritos pedregosos-ferro.

O diâmetro de Psyche é de aproximadamente 220 quilômetros e sua massa deve corresponder a 1% da massa de todo o Cinturão de Asteroides, que possui milhões de objetos. Seu tamanho pode assustar um pouco, mas não há chance alguma de este asteroide se chocar com nosso planeta.

Sua rotação é de uma volta em torno de seu eixo a cada 4h20 e Psyche orbita o Sol a cada 1.830 dias (5,01 anos terrestres), variando sua distância da nossa estrela entre 2,53 UA e 3,32 UA — 1 UA corresponde à distância média entre a Terra e o Sol. Isso significa que ele está muito afastado de nós.

Um asteroide de ouro

Devido à presença de ouro e outros elementos preciosos em sua composição, o Psyche parece valer alguns bilhões de dólares. Algumas estimativas iniciais apontaram para a presença de 10.000 toneladas de ouro e 100.000 toneladas de platina neste objeto espacial.

Só essa quantidade de ouro é estimada em 90 bilhões de dólares, enquanto a plantina vale um trilhão de dólares. Isso faz do Psyche um objeto extremamente cobiçado — embora a mineração de asteroides ainda seja inviável.

Claro, a quantidade de cada tipo de metal só será confirmada quando uma espaçonave analisar o Psyche de perto, mas é difícil não se impressionar com os números estimados. A soma desses valores resulta em uma montante de US$ 10 quintilhões!

Exploração do Psyche

Em 2014, a NASA recebeu uma proposta de missão para estudar o Psyche por meio de uma espaçonave. A sonda orbitaria o asteroide por 20 meses, coletando dados de topografia, gravidade, campo magnético e outras informações para melhor modelagem.

A missão foi aprovada pela NASA em 2017 com lançamento previsto para outubro de 2022, o que permitiria à nave chegar a seu alvo em 2026. Mas a agência espacial adiou a missão por problemas técnicos e, até o momento, ainda não divulgou uma nova previsão para esta missão tão aguardada.