Publicidade

NASA anuncia adiamento da missão que vai explorar o asteroide Psyche

Por| 24 de Junho de 2022 às 17h45

Link copiado!

NASA
NASA
Tudo sobre NASA

A NASA anunciou nesta sexta-feira (24) que a missão ao asteroide Psyche, a primeira da agência para estudar um asteroide rico em metais, não será lançada em 2022 como programado. Devido ao atraso na entrega do software e do equipamento de teste da espaçonave, a NASA não tem tempo suficiente para o restante dos testes antes do fim da janela de lançamento deste ano, que se encerra em 11 de outubro. A equipe da missão precisa de mais tempo para garantir que o software funcione corretamente em voo.

A NASA selecionou Psyche em 2017 como parte do programa Discovery da agência, uma linha de missões competitivas de baixo lideradas por um único investigador principal. A agência está formando uma equipe de avaliação independente para estudar os próximos passos projeto e para o programa Discovery.

“A NASA leva muito a sério os compromissos de custo e cronograma de seus projetos e programas”, disse Thomas Zurbuchen, administrador associado da Diretoria de Missões Científicas da NASA em Washington. “Estamos explorando opções para a missão no contexto do programa Discovery, e uma decisão sobre o caminho a seguir será tomada nos próximos meses.”

Continua após a publicidade

Uma equipe composta por especialistas independentes do governo, academia e indústria analisará as opções para os próximos passos, incluindo os custos estimados. As implicações para o programa Discovery e o portfólio de ciências planetárias também serão consideradas.

O que aconteceu?

Quando a equipe da missão do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da NASA no sul da Califórnia começou a testar o software de navegação e controle de voo da espaçonave, uma incompatibilidade foi descoberta nos simuladores. Em maio, a NASA mudou a data de lançamento da missão de 1º de agosto para não antes de 20 de setembro para acomodar o trabalho necessário para correção.

Continua após a publicidade

O problema com as platafomas de teste foi identificado e corrigido; no entanto, não há tempo suficiente para concluir uma verificação completa do software para um lançamento neste ano.

“Voar para um asteroide distante rico em metal, usando Marte para uma assistência gravitacional no caminho até lá, exige uma precisão incrível. Devemos acertar. Centenas de pessoas fizeram um trabalho notável na Psyche durante esta pandemia, e o trabalho continuará à medida que o software de voo for testado e avaliado minuciosamente”, disse Laurie Leshin, diretora do JPL. “A decisão de adiar o lançamento não foi fácil, mas é a certa.”

Um lançamento da missão na janela entre 1º de agosto e 11 de outubro teria permitido que a espaçonave chegasse ao asteroide Psyche em 2026. Existem períodos de lançamento possíveis em 2023 e 2024, mas devido às posições orbitais relativas de Psyche e Terra isso significa que a espaçonave não chegaria ao asteroide até 2029 e 2030, respectivamente. As datas exatas desses possíveis períodos de lançamento ainda não foram determinadas.

Os custos totais da missão do ciclo de vida de Psyche, incluindo o foguete, são de US$ 985 milhões. Desse total, US$ 717 milhões foram gastos até o momento. Os custos estimados para apoiar cada uma das opções de missão ainda disponíveis estão sendo calculados.