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Review Jaguar F-Pace híbrido | Eficiência maior compensa falta da diversão do V8

Por| Editado por Jones Oliveira | 12 de Março de 2023 às 09h00

Review Jaguar F-Pace híbrido | Eficiência maior compensa falta da diversão do V8
Review Jaguar F-Pace híbrido | Eficiência maior compensa falta da diversão do V8
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O Jaguar F-Pace já foi avaliado no Canaltech em sua versão topo de gama, equipada com um espetacular motor V8 de 550cv e 71,4 kgf/m de torque. Um verdadeiro monstro britânico que te faz esquecer que está dentro de um SUV, passando toda a esportividade para as suas mãos com boa dose de tecnologia.

Mas, com o mercado automotivo caminhando para a eletrificação, seria natural que a Jaguar pegasse esse produto vencedor e desse uma pitada de energia elétrica. Em 2022, chegaram as versões híbrida-leve e híbrida plug-in, esta última o objeto desta análise.

O Jaguar F-Pace R-Dynamic PHEV (sigla para carro eletrificado híbrido plug-in) é um carro completamente diferente da variante SVR. Aqui temos um outro conjunto mecânico que, se não diverte como o V8, te entrega outras vantagens. Mas não é só isso: todo o comportamento dinâmico do carro é mais voltado ao conforto, algo que pode agradar outro tipo de comprador.

Prós

  • Desempenho
  • Autonomia no modo elétrico
  • Conforto e acerto de suspensão
  • Pacote tecnológico
  • Acabamento luxuoso

Contras

  • Gerenciamento da bateria no modo elétrico
  • Visibilidade traseira

Conectividade e Segurança

O Jaguar F-Pace R-Dynamic PHEV traz praticamente todos os itens de segurança e conectividade presentes na versão SVR. A única diferença está no retrovisor interno, que na variante híbrida não conta com câmera externa. Não pode ser considerado um defeito, claro, pois os sensores que temos à disposição no SUV são suficientes para as manobras, porém aquele recurso ajuda demais no trânsito, já que a visibilidade traseira é um pouco prejudicada por conta do formato da carroceria.

Sendo assim, quem comprar um Jaguar F-Pace R-Dynamic terá à disposição recursos como alerta de colisão frontal e traseiro com frenagem ativa em caso de necessidade, câmera 360º para manobras, piloto automático adaptativo, alerta de ponto cego, alerta de saída de faixa com correção, centralizador de faixa, e sensores de proximidade laterais.

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Tecnologia ajuda no convívio com o Jaguar F-Pace R-Dynamic (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)
Tecnologia ajuda no convívio com o Jaguar F-Pace R-Dynamic (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)

Pode parecer repetitivo, mas é sempre bom lembrar que nenhum desses recursos substitui a ação do motorista e sua percepção do entorno do veículo. Mas a tecnologia dá sua mãozinha e ajuda nas manobras e situações complicadas no trânsito. Afinal, estamos falando de um SUV de 4,74m de comprimento e 1,93m de largura.

Já do ponto de vista da conectividade, o Jaguar F-Pace R-Dynamic vem com a nova geração da central multimídia Pivi Pro, com 11,4 polegadas, exatamente a mesma avaliada na versão SVR, só que com uma melhoria: há espelhamento com Android Auto e Apple CarPlay sem fio. E, assim como aconteceu no SUV V8, tivemos uma ótima experiência com esse equipamento.

A interface é das mais simples e completas que já vimos no Canaltech, isso sem falar no modo gráfico que mostra o uso do carro no modo híbrido, algo que te ajuda a ter todas as informações necessárias de consumo e autonomia do SUV. A tela enorme e a ótima resolução são um charme à parte e atraem quem gosta desse tipo de conteúdo.

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Central multimídia do F-Pace híbrido mostra o funcionamento do conjunto mecânico (Imagem: Divulgação/ Jaguar Land Rover)
Central multimídia do F-Pace híbrido mostra o funcionamento do conjunto mecânico (Imagem: Divulgação/ Jaguar Land Rover)

Além disso, o Jaguar F-Pace R-Dynamic vem com os sistemas de telemetria e concierge da montadora, divididos nas funções bCall e eCall. As ligações de assistência rodoviária (bCall) ajudam o cliente a se sentir mais seguro com a comodidade de ter uma série de serviços ao toque de um botão. Aqui, podemos chamar guincho e outros serviços referentes à manutenção do SUV.

Já os serviços de emergência (eCall) podem ser acionados por um botão no próprio veículo, protegido por uma tampa para evitar acionamentos acidentais.

A Jaguar acerta ao colocar um robusto sistema de concierge no F-Pace (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)
A Jaguar acerta ao colocar um robusto sistema de concierge no F-Pace (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)
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A grande diferença entre a função bCall e eCall é a natureza da situação, pois o eCall é uma ligação de emergência, que aciona o 190 para socorro.

Os itens de segurança e conectividade do Jaguar F-Pace R-Dynamic são complementados pelos seis airbags de série, controles de estabilidade e tração, frenagem pós-colisão, vetorização de torque, indicador de fadiga, farol alto com regulagem automática, sistema de som Meridian, assistente de desembarque e sistema ISOFIX para cadeirinhas infantis.

O Jaguar F-Pace em sua versão híbrida entrega uma experiência menos divertida do que no modelo SVR, mas é mais eficiente e confortável

— Felipe Ribeiro

Experiência de uso e Conforto

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É na experiência de uso que o Jaguar F-Pace R-Dynamic mais se diferencia do modelo SVR com motor V8. Sai a tocada esportiva e entra a eficiência.

O Jaguar F-Pace R-Dynamic não tem a diversão e a dinâmica do SVR, mas nem por isso é um carro lento e insosso. Muito pelo contrário. Aqui temos um conjunto mecânico mais do que suficiente para proporcionar viagens seguras e tranquilas, além de um uso interessante no perímetro urbano.

Sigla P400e indica a versão do F-Pace que estamos testando (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)
Sigla P400e indica a versão do F-Pace que estamos testando (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)

O SUV é equipado com dois motores: um 2.0 turbo de 256cv e 37,2 kgf/m de torque, aliado a um propulsor elétrico de 141cv e 28 kgf/m de torque. Somados, segundo a Jaguar, o dados do powertrain são de 404cv de potência e 65,3 kgf/m de torque. O câmbio é automático de oito marchas e a tração integral sob demanda.

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Mais do que ler a ficha técnica, é necessário entender como esse sistema funciona. Os modos de condução que a Jaguar oferece no F-Pace híbrido plug-in são todos bem diferentes, então você pode escolher uma condução 100% elétrica, uma mista/híbrida e outra mais esportiva, com tudo funcionando no máximo. Aí, temos que trazer o velho bordão: a vida é feita de escolhas.

Conseguimos rodar quase 60km com o SUV no modo 100% elétrico, com o motor dando conta em todas as situações. Já no modo híbrido, que privilegia muito mais o uso do propulsor zero emissão, a coisa começa muito bem e termina de maneira esquisita.

Dinamismo mudou no F-Pace híbrido, mas segue excelente (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)
Dinamismo mudou no F-Pace híbrido, mas segue excelente (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)

Durante nosso convívio com o carro, chegamos a fazer médias de 41km/l de gasolina. No entanto, com o passar do tempo, essa média foi diminuindo à medida que a bateria do carro foi acabando. No final, terminamos com uma média de 7,9 km/l e 0% no mostrador de autonomia elétrica.

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O que queremos dizer com isso? O que faltou para o Jaguar F-Pace R-Dynamic foi uma melhor gestão da bateria. Não foi possível, por exemplo, carregar o carro com o motor a combustão, algo que fazemos, por exemplo, com o Volvo XC60. Isso traria outro tipo de vantagem ao SUV, tornando-o ainda mais competitivo.

De todo modo, mesmo sem o V8, o F-Pace R-Dynamic agrada na tocada e proporciona uma condução extremamente prazerosa, que pode ser agressiva ou suave, dependendo do seu humor no dia. Isso fica ainda mais evidenciado pelo acerto de suspensão do SUV, mais voltado para o conforto.

Melhor lugar no SUV é ao volante, claro (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)
Melhor lugar no SUV é ao volante, claro (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)

Diferente do que acontece no modelo SVR, o R-Dynamic amortece melhor as imperfeições de nossas ruas, levando menos impacto para a cabine. Além disso, o silêncio a bordo é muito maior, já que há um trabalho mais consistente de isolamento e os motores são mais silenciosos. Claro, é bom ressaltar que o V8 tem que ser barulhento e parte da emoção dele está aí. Sem reclamações.

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Muito espaço e usabilidade

Da mesma maneira que aconteceu no SVR, o Jaguar F-Pace R-Dynamic entrega muito espaço interno, mas com algumas ressalvas. Os bancos são muito confortáveis, mas a fileira de trás segue prejudicada com o túnel central muito elevado. Isso “rouba” um lugar de um adulto, que poderia muito bem sentar ali.

Espaço interno do F-Pace te convence? (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)
Espaço interno do F-Pace te convence? (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)

Além disso, o porta-malas é menor do que gostaríamos. Há uma boa litragem até, com 505l de capacidade, mas, pelo porte do carro, poderia ser mais. De todo modo, uma família grande pode conviver com o SUV sem queixas exacerbadas.

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Os itens de conforto e comodidade do Jaguar F-Pace R-Dynamic incluem o ar-condicionado digital e automático de duas zonas, climatização do banco do motorista, ajustes elétricos dos bancos dianteiros com memorização, sensor crepuscular, sensor de chuva, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, chave presencial, acionamento remoto do motor, sistema auto-hold, comandos do multimídia pelo volante e console central e abertura e fechamento automático do porta-malas.

Design e Acabamento

Como todo Jaguar, o F-Pace R-Dynamic esbanja luxo e beleza, e isso não é nenhum exagero. Na unidade avaliada pelo Canaltech, a cor escolhida foi preta, algo que deu um charme diferente para esse SUV grande.

Além disso, havia o opcional de coloração marrom/laranja no interior, que trouxe uma sensação de conforto e bem estar ainda maiores.

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Muito luxo a bordo do F-Pace (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)
Muito luxo a bordo do F-Pace (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)

O acabamento, por sua vez, é dos melhores do mercado premium. Com abundância de couro, toques metalizados com aço escovado e até mesmo camurça. Não há um lugar do F-Pace em que você não se sinta na primeira classe de um avião ou de um lounge luxuoso.

Externamente, o SUV tem um design mais acupezado, com caimento proeminente na coluna C. Isso o deixa muito bonito, mas, ao mesmo tempo, prejudica um pouco a visibilidade traseira. O conjunto óptico é todinho em LED. Para diferenciá-lo da versão SVR, basta olhar o logotipo “R-Dynamic” na dianteira, além das rodas, que são com outro desenho.

Um dos mais lindos SUVs do mercado brasileiro (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)
Um dos mais lindos SUVs do mercado brasileiro (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)

Não há um lugar do Jaguar F-Pace em que você não se sinta na primeira classe de um avião ou de um lounge luxuoso

— Felipe Ribeiro

Concorrentes

A vida do Jaguar F-Pace R-Dynamic não é nada fácil nesse segmento de SUVs premium híbridos plug-in. Por qui temos nomes como BMW X3, Volvo XC60 e até mesmo o Porsche Cayenne, que tem porte semelhante ao SUV britânico. Os preços podem variar de R$ 400 mil a R$ 700 mil.

Jaguar F-Pace híbrido: Vale a pena?

Se você é um potencial comprador de um Jaguar F-Pace, saiba que a versão híbrida plug-in surpreende positivamente em quase tudo. Anda muito, tem boa autonomia no modo elétrico e é extremamente bem equipado e confortável. Além disso, custa bem menos do que a variante V8. A questão é: você faz questão de esportividade? Se sim, o SVR é o modelo certo. São escolhas.

O Jaguar F-Pace R-Dynamic PHEV pode ser encontrado em todo o Brasil por preços a partir de R$ 605 mil.

No Canaltech, o Jaguar F-Pace R-Dynamic PHEV foi avaliado graças a uma unidade gentilmente cedida pela Jaguar Land Rover Brasil.

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