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Review Jaguar F-Pace SVR | É possível se apaixonar por monstros

Por| Editado por Jones Oliveira | 11 de Setembro de 2022 às 09h30

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Review Jaguar F-Pace SVR | É possível se apaixonar por monstros
Review Jaguar F-Pace SVR | É possível se apaixonar por monstros

A Jaguar é uma marca que não é muito popularizada entre os brasileiros, que preferem montadoras alemãs e de outros países quando o assunto é carro premium. Um engano — ou seria preconceito? — que pode fazer muitos perderem experiências memoráveis.

Em nossa cobertura automotiva aqui no Canaltech já tivemos a oportunidade de avaliar carros maravilhosos, tão bons quanto o Jaguar F-Pace SVR, variante topo de gama e esportiva do maior SUV da montadora britânica. Mas o que esse bólido te entrega, mesmo diante da ótima concorrência, mexe com seus neurônios e desperta um dos sentimentos mais perigosos do planeta: a paixão.

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É muito difícil, para não dizer impossível, não gostar de um carro com motor V8 e o ronco que esse SUV entrega. Além disso, o luxo abundante, design arrebatador e tecnologias embarcadas ajudam a ter uma experiência ainda mais memorável. Dificuldades e peculiaridades à parte, o Jaguar F-Pace SVR é um monstro por quem é possível se apaixonar.

Conectividade e Segurança

A Jaguar tratou de rechear o F-Pace SVR de equipamentos para tornar a experiência de seus proprietários a mais completa e segura possível. Como um carro que ultrapassa os R$ 800 mil, é natural que ele tenha tudo o que precisamos e mais um pouco em termos de tecnologia. Mas, acredite, tudo, ou quase tudo, é necessário dentro dele.

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O Jaguar F-Pace é um carro enorme, de 4,76m de comprimento, 1,93m de largura e 1,67m de altura. Logo, seu uso na cidade, lotada de carros e com vagas minúsculas nos estacionamentos, torna a vida com ele uma grande aventura. Para tornar as coisas mais agradáveis, há muita tecnologia para te ajudar aqui.

Na versão avaliada pelo Canaltech, todo o pacote de segurança ativa e passiva estava presente. Há o alerta de colisão frontal e traseiro com frenagem ativa em caso de necessidade, câmera 360º para manobras, piloto automático adaptativo, alerta de ponto cego, alerta de saída de faixa com correção e sensores de proximidade laterais.

Evidentemente que lidar com um carro desse porte e potência requer cuidados, mas ter os equipamentos à disposição ajuda demais. Sobretudo aqueles que precisamos para as manobras, como a câmera 360º, uma das melhores do mercado. Além disso, outro recurso muito utilizado e que foi de grande auxílio foi o retrovisor interno com câmera.

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Por ter uma visibilidade ruim devido ao seu formato na traseira, o Jaguar F-Pace dispõe dessa câmera, que tem ótima resolução e funciona tão bem quanto a que vimos no Land Rover Defender.

Já no campo do entretenimento e conectividade, o Jaguar F-Pace SVR também não faz feio. Na versão avaliada, estava disponível a enorme central multimídia Pivi Pro, com 11,4 polegadas. Sua interface é das mais simples e bem pensadas que já avaliamos, com tudo podendo ser feito com três toques na tela, no máximo.

Ela funciona em conformidade com o sistema de som premium Meridian, que transforma o SUV em uma verdadeira sala de som, mesmo com o isolamento acústico não trabalhando tão bem (mas há um motivo para isso). O espelhamento com Android Auto e Apple CarPlay é somente com fio, uma bola fora da montadora nesse sentido.

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A experiência de conectividade fica completa quando vemos à nossa frente o enorme cluster digital de 12 polegadas, que exibe, por exemplo, o trajeto do GPS nativo da Pivi Pro.

Os itens de segurança e conectividade do Jaguar F-Pace SVR são complementados pelos seis airbags de série, controles de estabilidade e tração, frenagem pós-colisão, vetorização de torque, indicador de fadiga, chamada de emergência automática ou ativa, farol alto com regulagem automática e assistente de desembarque.

Conforto e Experiência de uso

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O Jaguar F-Pace SVR chama atenção por si só, ainda mais na cor azul da unidade avaliada pelo Canaltech. Mas é quando você aperta o botão de ligar o carro que, certamente, as coisas ficam ainda mais chamativas. Isso acontece porque esse SUV está equipado não apenas com um motorzão V8, mas com recursos tecnológicos pensados justamente para aumentar a sensação de esportividade.

Antes de explicar tudo isso, vamos aos números: o Jaguar F-Pace SVR tem um motor 5.0 V8 à gasolina, que despeja 550cv e 71,4 kgf/m de torque, acoplado a um câmbio automático de oito marchas. Esse conjunto leva o SUV, que pesa absurdos 2.133kg, de 0 a 100 km/h em apenas 4 segundos.

Como traduzir esses números? Pense que, com tamanha força e potência, o carro sai da inércia com muita brutalidade e te cola nos banco, efetuando uma leve pressão na cabeça e ombros por conta da força G. Depois de muito acelerar o Jaguar F-Pace SVR, a reportagem chegou a ficar cansada — mas valeu a pena.

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Vale lembrar que o motor do Jaguar F-Pace usa uma tecnologia chamada Supercharger. É um compressor usado para forçar a entrada de ar nos cilindros. Com isso, o propulsor do SUV fica mais eficiente e pode descarregar mais potência.

Agora voltando aos recursos que mencionamos anteriormente, o Jaguar F-Pace SVR é uma versão 100% esportiva do SUV, que possui outras como as híbridas, por exemplo. Desse modo, ele recebeu um tratamento diferente da montadora para entregar mais performance e sensação de esportividade.

Um desses recursos é o controle de largada, que deixa o carro “no jeito” para arrancadas. Aqui, a tração, que é integral sob demanda, e o câmbio atuam de modo a fazer com que a saída do F-Pace seja mais agressiva e eficiente. Claro que não se deve usar sempre esse recurso, mas é divertido.

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Além disso, ele conta com um controle de escapamento que deixa o barulho da saída mais alto e chamativo, algo que, certamente, vai incomodar o seu vizinho. Aliás, sair com esse carro dentro de uma garagem coberta é revigorante, tamanho o barulho que o motor V8 faz ao ser “acordado”.

Tudo isso é muito divertido e já vale todo o dinheiro investido no Jaguar F-Pace SVR, mas é necessário fazer algumas ressalvas. O carro não é prático para o uso diário e seu consumo não é convidativo. As médias foram de 4 km/l na cidade e 9 km/l na estrada. Claro, quem quer um bólido desses não vai ligar muito para o quanto vai gastar no posto.

A falta de praticidade, por sua vez, é explicada justamente por sua vocação esportiva. Tanto que ele não é necessariamente um carro confortável. Os bancos, inclusive traseiros, possuem formato voltado para a esportividade, por mais que sobre espaço na fileira de trás e abrigar uma família na viagem não seja um problema.

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Apesar disso, há itens de conforto interessantes no F-Pace além do trivial, como o sistema de ar-condicionado de quatro zonas, os bancos climatizados para todos os passageiros (exceto o do meio na fileira de trás), ajustes elétricos dos bancos dianteiros com memorização, abertura elétrica do porta-malas, acionamento remoto do motor e porta-luvas climatizado.

Design e Acabamento

Aqui também é ambiente fértil para elogios ao Jaguar F-Pace SVR. Começando pelo design, que consegue passar agressividade e sobriedade ao mesmo tempo, com todo o DNA da montadora britânica presente. Isso pode ser reparado desde o conjunto óptico até os detalhes das rodas de 22 polegadas.

A caída da traseira do SUV é mais para o fastback do que para o coupé. Esteticamente é lindo demais, mas atrapalha um pouco na visibilidade interna. De todo modo, o bólido exala esportividade.

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Já o acabamento é um primor, como era de se esperar de um Jaguar. Há o uso do couro, é verdade, mas também há muita camurça, aço escovado e recursos de iluminação que tornam o ambiente na cabine ainda mais agradável, sobretudo à noite.

Concorrentes

A julgar pelo seu porte e potência, o principal concorrente do Jaguar F-Pace SVR é o Porsche Cayenne Turbo 4.0, que tem exatamente a mesma potência e nível de equipamentos parecido, mas custa mais de R$ 1 milhão.

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Jaguar F-Pace SVR: Vale a pena?

Se você tiver condições de ter um Jaguar F-Pace SVR a resposta é óbvia: claro que vale. Com o mundo automotivo caminhando para a eletrificação, os carros V8 puros serão cada vez mais raros. Além disso, esse modelo te entrega tudo o que você precisa em termos de segurança e tecnologia.

Esse SUV disfarçado de esportivo mostrou que é, sim, possível se apaixonar por monstros.

O Jaguar F-Pace SVR pode ser comprado em todo o Brasil por a partir de R$ 841.200.

No Canaltech, o Jaguar F-Pace SVR foi avaliado graças a uma unidade gentilmente cedida pela Jaguar Land Rover Brasil.