Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

MIUI 14 começa a ser lançada para o Xiaomi 12

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 16 de Janeiro de 2023 às 10h28

Reprodução/Xiaomiui
Reprodução/Xiaomiui
Continua após a publicidade

O Xiaomi 12 começou a receber a atualização para a MIUI 14, versão modificada do Android 13, de modo global. O novo sistema foi lançado na China no mês passado, mas não tinha desembarcado nos demais países até o momento.

A MIUI 14 já chega com a atualização de segurança do Android de janeiro de 2023, que corrige mais de 40 brechas no sistema operacional. Segundo o site The Update Box, inicialmente, o software estável foi liberado para usuários cadastrados no canal beta de testes, mas as demais pessoas devem começar a recebê-lo nos próximos dias.

 Cadastrados no programa de beta da Xiaomi começaram a receber a MIUI 14 estável, prontinha para a distribuição ampla (Imagem: Reprodução/TheUpdateBox)
Cadastrados no programa de beta da Xiaomi começaram a receber a MIUI 14 estável, prontinha para a distribuição ampla (Imagem: Reprodução/TheUpdateBox)

Recomenda-se fazer a transferência quando estiver em uma rede Wi-Fi de internet rápida, pois o arquivo tem 4,43 GB de tamanho. A versão global entregue é a MIUI 14.0.2.0 (TLCMIXM), compatível apenas com o modelo Xiaomi 12 — versões Pro e variantes ainda não foram contempladas.

A atualização chegará como notificação assim que liberada, mas você pode fazer uma busca manual para ver se o seu dispositivo já foi contemplado. É só ir até as configurações do aparelho e procurar por "atualização de software".

MIUI 14 chegando no Ocidente

A empresa chinesa não divulgou a listagem com mudanças da atualização, por isso é impossível saber se alguma novidade de última foi implementada. É provável que tenha o novo app Gallery, as mudanças nas pastas de aplicativos, os widgets da tela inicial e as constantes melhorias de desempenho. O que será certo são as melhorias já introduzidas pelo Android 13, que já foi entregue para a linha Pixel e outras fabricantes como a Samsung.

Continua após a publicidade

Como a Xiaomi é dominante na China, costuma lançar duas versões distintas dos seus aparelhos: uma local e outra global. A versão local geralmente tem algumas particularidades do país, como carteira para pagamentos e a superapps instalados. Já a versão mundial é mais pura, com alguns softwares proprietários, mas recursos mais baseados na Google Play Store.

Apesar dessa distribuição antecipada, a MIUI 14 só deve ser oficialmente apresentada durante o lançamento mundial da linha Xiaomi 13 — a versão oriental já foi demonstrada com design colorido. O aparelho será revelado no próximo mês durante o Mobile World Congress.

Embora o Google já esteja trabalhando no sucessor do Android 13, o SO ainda deve receber várias novidades muito bacanas. A primeira delas seria uma atualização para oferecer os ícones temáticos do Material You para todos os apps, independentemente se o desenvolvedor criou ou não uma versão adaptável. Outra melhoria pode ser a gravação parcial da tela, indicando qual app o software deve registrar.

Fonte: The Update Box