Publicidade

MIUI 14 tem lista de novidades vazada antes do lançamento

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 01 de Dezembro de 2022 às 17h49

Link copiado!

Reprodução/Xiaomi
Reprodução/Xiaomi
Tudo sobre Xiaomi

As notas de atualização da MIUI 14 baseada no Android 13 vazaram na web nesta quarta (30). Carregada de novidadas, a nova skin do sistema do robô feita pela Xiaomi introduzirá mais opções em personalização, profundas melhorias em performance, reconhecimento óptico de caracteres (OCR) no app Gallery e mais.

A apresentação da MIUI 14 estava agendada para hoje (1°), mas a Xiaomi decidiu adiar o evento de lançamento após a morte do ex-presidente chinês Jiang Zemin. A conferência, que também daria espaço para a revelação da linha Xiaomi 13, ainda não tem uma nova data de lançamento.

Continua após a publicidade

O vazamento foi divulgado pelo informante Kacper Skrzypek. Segundo as imagens divulgadas, a MIUI 14 introduzirá uma arquitetura de sistema mais refinada, capaz de entregar mais desempenho em aplicativos nativos ou de terceiros, mas sem sacrificar autonomia de bateria. “A MIUI ocupa menos espaço agora, mas ainda é fluida e responsiva por ainda mais tempo”, destacou o suposto comunicado da Xiaomi.

Novas opções em widgets

De acordo com o vazamento, a MIUI 14 introduzirá novos formatos de widgets para a tela inicial. A adição permitirá criar “ainda mais combinações” e tornar a experiência com o sistema mais conveniente.

Continua após a publicidade

É impossível saber como esses novos widgets vão se parecer, tampouco se a função também será aplicável para complementos de aplicativos que não forem da Xiaomi. É possível, porém, que a função tenha comportamento semelhante ao agrupamento de widgets da One UI 5, da Samsung.

Outra adição em personalização está nos “Super ícones”. As notas de atualização não descrevem como a funcionalidade vai se parecer, mas diz que servirá para “dar à sua tela inicial um novo visual”. Nesse mesmo sentido, há também as novas pastas de aplicativos que, segundo a descrição, se comportarão de forma dinâmica para tornar o acesso aos apps importantes ainda mais rápido.

Melhorias no app Gallery

Continua após a publicidade

Reforçando vazamentos anteriores, o print vazado também menciona a adição de um “Google Lens da Xiaomi” no app Gallery. A ferramenta será capaz de reconhecer texto e traduzi-los rapidamente a partir de imagens, assim como o app de reconhecimento óptico do Google faz.

A ferramenta do app de galeria da Xiaomi terá suporte para até oito idiomas (não foram listados no vazamento). É bem provável que a ferramenta também sirva para copiar conteúdo de fotos para colar em caixas de texto no celular.

Assistente de voz da Xiaomi

O assistente virtual nativo da MIUI 14, a Mi AI, será ainda melhor que o da versão anterior. A funcionalidade permitirá escanear, traduzir frases e ser acionada por voz assim como o Google Assistente faz.

Continua após a publicidade

“O Mi AI permite que você execute tarefas diárias complicadas usando comandos de voz simples”, mencionou o documento vazado. “Com o Mi AI, você poderá escanear e reconhecer qualquer coisa — seja isso uma planta desconhecida ou um documento importante”, acrescentou.

Além dessas funções, o Mi AI também será capaz de gerenciar ligações pelo usuário. O assistente poderá filtrar chamadas de spam e atender chamadas por conta própria — provavelmente, essa função será exclusiva para usuários da China.

Sem previsão de lançamento

Continua após a publicidade

Até agora, a Xiaomi não divulgou uma nova data para a apresentação do Xiaomi 13 e da MIUI 14, mas é provável que a remarcação aconteça em breve. O adiamento não deve interferir no cronograma de atualizações, já que o desenvolvimento do novo SO já deve ter sido finalizado (ou estar nos estágios finais de preparação).