Publicidade

Android 13 vai permitir gravações parciais de tela

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 12 de Janeiro de 2023 às 12h45

Link copiado!

Reprodução/Google
Reprodução/Google

O Google testa um recurso de gravação parcial da tela para oferecer mais flexibilidade e privacidade para o usuário no Android 13 QPR. A ferramenta chegou oficialmente no Android 12, mas só permite o registro total, o que pode ser ruim para a segurança de quem fazia a gravação.

O gravador de tela terá um submenu com algumas opções extras para o registro. Ali, você definirá se deseja gravar tudo que está na tela ou somente um aplicativo específico, para ressaltar o recurso de serviço de fotos ou apenas uma conversa no WhatsApp.

Continua após a publicidade

Quando você seleciona o aplicativo, ele gravará apenas ele e nada mais da tela. Não dá para saber ainda se outros elementos da interface serão registrados, como a hora, o percentual de bateria ou eventuais alternâncias entre apps.

Essas novas opções também permitirão ajuste quanto ao áudio — manter o do dispositivo, usar seu microfone ou deixar sem nenhum som. Será possível definir se o seu toque na tela será visível na gravação final ou se apenas as ações serão mostradas.

O restante do procedimento é o velho conhecido das pessoas: uma contagem regressiva mostrará quando tudo começou a ser gravado. Dá para pausar a gravação e retomá-la na sequência ou interromper de vez o registro.

Gravador parcial de tela do Android

Continua após a publicidade

O registro parcial da tela é visto como uma ferramenta de segurança e privacidade, porque vai evitar que dados pessoais apareçam na tela. Você pode estar gravando algo e um alerta surgir com conversas, uma foto constrangedora ou do pix recebido no seu banco.

Aparentemente, o recurso será chamado de "Gravação de tela parcial" e pode chegar junto com o Android 13 QPR, que atualmente está na segunda versão beta. Não está claro se isso ainda será melhor desenvolvido (o recurso está escondido sob um sinalizador) ou se já será disponibilizado na versão estável do sistema, ainda sem previsão oficial de lançamento.

A Beta 2 do Android 13 QPR levou algumas novidades interessantes para proprietários de celulares da linha Pixel, do Google. Um exemplo é a expansão dos ícones temáticos do Material You para todos os apps, permitindo um visual mais unificado com seu papel de parede. A nova versão também deve finalmente introduzir o Unicode 15, que passa a oferecer 21 novos emojis no sistema.