Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

MIUI 14 | Todas as novidades do sistema da Xiaomi com Android 13

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 12 de Dezembro de 2022 às 14h50

Link copiado!

Reprodução/Xiaomi
Reprodução/Xiaomi
Tudo sobre Xiaomi

A MIUI 14, baseada no Android 13, foi apresentada pela Xiaomi e traz um sistema fundamentado em simplicidade e fluidez. A atualização busca proporcionar uma experiência personalizável e intuitiva com o novo design, widgets, aprimoramentos internos e melhorias em aplicativos.

Confira agora a lista com todas as novidades da MIUI 14:

Design renovado

Continua após a publicidade

A MIUI 14 introduz uma nova linguagem de design para os celulares da Xiaomi. O visual se assemelha ao padrão presente no iOS, mas com toques e caprichos da fabricante chinesa, que focou em entregar uma experiência fluida, recheada de cantos arredondados e bastante personalizável.

Melhorias em desempenho

Além das heranças do Android 13 do Google, a MIUI 14 também conta com as melhorias do "Razor project", iniciativa da Xiaomi para tornar o sistema mais leve. Segundo a empresa, as melhorias agregadas proporcionam 88% mais velocidade em comparação ao sistema anterior e um SO 23% menos espaçoso no armazenamento interno.

Continua após a publicidade

Outra vantagem do Android 13 presente na skin da Xiaomi é a capacidade de compactar aplicativos pouco usados para poupar armazenamento. A opção é similar a que existe no sistema do Google e na One UI 5 da Samsung.

Novo app Gallery

Uma das mudanças mais importantes do novo sistema da Xiaomi foi a renovação do app Gallery, a galeria de fotos e vídeos da MIUI. O programa recebeu uma série de novidades, incluindo reconhecimento óptico de caracteres (OCR) semelhante ao Google Lens. A função capacita o aplicativo a reconhecer texto, objetos, lugares e paisagens contidos numa imagem.

Continua após a publicidade

No mesmo app, também seriam incluídas as “Memórias” que, assim como as “Recordações” do Google Fotos, destacariam registros antigos em determinados momentos do ano — o mesmo dia, mas no ano anterior, por exemplo. Não se sabe, porém, como a ferramenta vai se diferenciar da alternativa da Gigante das Pesquisas.

Pastas de aplicativos

Uma das adições da interface da Xiaomi são as novas pastas de aplicativos. A adição permite colocar vários aplicativos numa seção só (inclusive, pastas dentro de pastas, como mostram os prints de divulgação).

Continua após a publicidade

A ideia permitirá que usuários organizem a tela principal da forma que quiserem, proporcionando maior liberdade e personalidade ao aparelho. De certa forma, a MIUI 14 está a cara do iOS, da Apple.

Os novos widgets do sistema operacional, agora disponíveis em vários tamanhos e estilos, também devem incrementar a usabilidade e o estilo do sistema. Há opções para conferir informações rápidas de apps (alarmes, quantidade de passos, fotos e previsão do tempo, por exemplo) e “pets digitais” animados e interativos que dão mais vida ao aparelho.

Gerenciamento de dispositivos

Tornando o uso diário mais simples, a MIUI 14 conta com uma central de controle para gerenciar dispositivos pareados com o aparelho. Nesse hub, o usuário pode controlar o pareamento de periféricos com gestos (arrastar e soltar, por exemplo), como fones de ouvido e caixas de som.

Continua após a publicidade

Mais produtividade em tablets

Em tablets, a MIUI 14 terá suporte aprimorado para o pareamento de teclados e notebooks sem fio, bem como transmissão e extensão de tela para outros displays.

Compartilhamento familiar

Continua após a publicidade

A nova conta para família permitirá que o usuário compartilhe fotos e capturas com outros parentes de forma automática. O recurso permite que o mesmo grupo familiar tenha até nove pessoas, e também terá suporte para compartilhamento de dados de saúde monitorados por smartwatches.

Menos bloatwares

A MIUI 14 tem menos bloatwares do que a versão anterior, anunciou a Xiaomi. Dos vários aplicativos instalados nativamente, apenas oito não podem ser desinstalados de maneira fácil. Os demais, além de desinstaláveis a partir do menu de configurações, também podem ser desativados e compactados para poupar armazenamento interno.