Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

LineageOS 18.1 leva o Android 11 para mais de 60 modelos de celulares

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 03 de Abril de 2021 às 11h30

Reprodução/LineageOS
Reprodução/LineageOS
Continua após a publicidade

O LineageOS foi atualizado e agora está rodando com base no Android 11. O sistema é a maior distribuição da comunidade Android e está presente em mais de 60 celulares de marcas como Sony, Motorola, LG, Xiaomi, OnePlus e alguns dispositivos mais antigos da Samsung.

A versão 18.1 contém todos os recursos presentes no sistema operacional do Google e inclui todas as atualizações de segurança lançadas entre abril de 2020 e março de 2021. O software adiciona novidades exclusivas: uma central de notificações própria, um reprodutor de mídias reformulado, novos emojis, um sistema aprimorado de preenchimento automático para o teclado, entre outras novidades.

(Imagem: Reprodução/LineageOS)
(Imagem: Reprodução/LineageOS)

O gravador foi bastante modificado para oferecer novas opções para registro de voz, como o seletor de qualidade de áudio. Ainda no campo sonoro, o reprodutor Eleven passou por uma reformulação visual para se integrar melhor com os recursos do Android, como a pesquisa de notificação. O gravador de tela mudou de lugar para facilitar o seu acesso, já que esta é uma funcionalidade cada vez mais utilizada.

Agora, todos os apps do Lineage podem rodar em modo escuro, o que permite economia de bateria. Para oferecer mais segurança, o FOSS Seedvault, do Calyx Institute, foi incluído nesta nova versão como uma solução de backup embutida — é possível agendar e criptografar cópias de segurança dos arquivos mais importantes do telefone.

A lista completa de modificações está disponível no site da Lineage.

O que é o LineageOS?

Continua após a publicidade

O LineageOS é um sistema operacional gratuito e construído com base no código-fonte do Android. Os desenvolvedores modificam a versão original para adicionar funcionalidades ou substituir aplicativos no lugar das opções padrões do Google. Eles também prezam pela facilidade de uso e leveza do sistema, ao retirar recursos que possam rodar com dificuldade em modelos mais antigos.

Alguns apps exclusivos do LineageOS (Imagem: Reprodução/LineageOS)
Alguns apps exclusivos do LineageOS (Imagem: Reprodução/LineageOS)

As atualizações do Lineage são feitas por voluntários que fazem compilações de programas e resolvem problemas de compatibilidade para dispositivos móveis. Neste ano, o processo de modernização do app levou sete meses desde o lançamento do Android 11 até esse update.

Este sistema operacional é considerado o herdeiro oficial do CyanogenMod, publicado pela primeira vez em maio de 2009 por Steve Kondik (“Cyanogen”) no XDA-Developers Forum. A versão modificada fez tanto sucesso que passou a ser adotada por usuários de celulares mais antigos, no início, e até grandes companhias.

Continua após a publicidade

Posso instalar o Lineage no meu celular?

A não ser que o seu aparelho tenha o bootloader desbloqueado, a resposta é não. A maioria das grandes marcas prefere vender seus aparelhos com restrições para impedir que o usuário controle plenamente todas as funções do celular. Sabe aqueles aplicativos que vêm instalados e você não consegue apagar? Pois é, este é um dos impedimentos impostos.

O suporte oficial estima uma vida útil de seis ou sete anos para cada aparelho que roda o seu sistema — número que pode ser bem menor em empresas que usam suas próprias adaptações do Android. Só para ter uma ideia: um Samsung Galaxy S4, lançado em 2013, poderá se beneficiar dos recursos do Android 11 graças ao LineageOS.

Você já experimentou o LineageOS? Tem curiosidade em testá-lo? Compartilhe sua experiência.

Continua após a publicidade

Fonte: LineageOS