Atualização não oficial leva Android 11 para o Galaxy S2

Atualização não oficial leva Android 11 para o Galaxy S2

Por Rubens Eishima | 22 de Dezembro de 2020 às 08h00
LineageOS

Quando um celular parece finalmente abandonado e esquecido pelos usuários, a comunidade do código-aberto ataca novamente. Desta vez é o “guerreiro” Galaxy S2, que recebeu uma versão não oficial do Android 11, cortesia do projeto LineageOS e de um grupo de desenvolvedores independentes.

Como se trata de um celular que completará 10 anos de lançamento no próximo mês de abril, não é de se estranhar que a Samsung já não ofereça atualizações de sistema para o SII. O antigo topo de linha estreou com o Android 2.3.4 (Gingerbread) e chegou a receber a versão 4.1 (Jelly Bean).

Isso não impediu o trabalho do desenvolvedor riNanDO que, em parceria com outros programadores, adaptou o LineageOS baseado no Android 11 — ainda em desenvolvimento — para o clássico da Samsung.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Galaxy S2 completa 10 anos de lançamento em 2021 (Imagem: reprodução/LineageOS)

Antes de iniciar o (longo) processo de instalação, é importante destacar que diversos recursos não funcionam com o sistema. Além de travamentos e a perda do suporte à rádio FM, a ROM não permite fazer ligações (apenas receber), não é compatível com o espelhamento de tela ou Chromecast nem com o GPS. Fora isso, a saída de vídeo HDMI — utilizando um cabo MHL compatível — também não é compatível com o LineageOS para S2.

A última versão “estável” do LineageOS para o Galaxy S2 foi a 14.1, baseada no Android Nougat (7). No caso do Android 11, a ROM está disponível para a edição GT-i9100 do celular sul-coreano. Para conferir (em inglês) os passos de instalação — que é feita por conta e risco do usuário — é só clicar nos links abaixo.

Fonte: XDA Developers (1, 2)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.