Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Android 12 "denunciará" apps usando câmera, microfone e localização do celular

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 22 de Março de 2021 às 15h15

Link copiado!

Reprodução/Leak
Reprodução/Leak

Não é só a Apple que está preocupada com a coleta e uso dos dados pessoais extraídos dos celulares: o Google também promete fazer melhorias consideráveis no Android 12, conforme mostrado no Developer Preview 2. O objetivo é tornar o usuário mais consciente sobre a forma como as empresas rastreiam seus passos.

O desenvolvedor e leaker @kdrag0n fez uma engenharia reversa no software e encontrou informações sobre as novas notificações de segurança. O Android 12 tem uma interface mais polida do que o antecessor e exibe os dados com muito mais clareza. Em um simples toque, é possível checar quem está usando tal recurso em tempo real.

Continua após a publicidade

O sistema revelará quais aplicativos abertos estão com acesso ao microfone, câmera e localização. A ideia é que essas informações sejam destacadas sempre que um novo app fizer o uso — até o momento, podemos ver um pequeno ícone próximo dos indicadores de bateria e das redes em utilização. Os avisos permanecerão sendo mostrados na barra de status enquanto a coleta estiver ativa.

Por se tratar de uma versão de testes, pode ser que isso não chegue no lançamento oficial. Mas dada a importância que o assunto ganhou nos últimos tempos, não seria nenhuma surpresa se o Android 12 viesse com muitas novidades neste segmento. Se a promessa se concretizar, o sistema operacional estaria elevando o patamar, já que o iOS requer o acesso às configurações para saber exatamente quais apps usam os recursos do celular.

Privacidade de dados em foco

Continua após a publicidade

A privacidade está no centro das discussões nos últimos meses, principalmente em razão de a Maçã ter tornado mais rigorosa a sua política na App Store. O iOS 14.5 vai exigir que os apps solicitem autorização expressado usuário para usar informações pessoais com foco em publicidade direcionada.

Apesar da reclamação de empresas de tecnologia, os usuários saem ganhando ao ter mais segurança para navegar e usar aplicativos. O próprio Facebook, que foi contra as mudanças, agora voltou atrás e acha que isso pode fortalecer o setor. Na semana passada, um vazamento sugeriu que empresas chinesas estavam trabalhando em uma forma de burlar o sistema de avaliação da Apple para continuar coletando dados dos usuários, o que poderia causar a exclusão do Baidu, TikTok e outros da loja de aplicativos.

Está animado para o Android 12? Qual funcionalidade tem chamado a sua atenção? Comente.

Continua após a publicidade

Fonte: Kdrag0n