Android 12 "denunciará" apps usando câmera, microfone e localização do celular

Por Alveni Lisboa | 22 de Março de 2021 às 15h15
Reprodução/Leak

Não é só a Apple que está preocupada com a coleta e uso dos dados pessoais extraídos dos celulares: o Google também promete fazer melhorias consideráveis no Android 12, conforme mostrado no Developer Preview 2. O objetivo é tornar o usuário mais consciente sobre a forma como as empresas rastreiam seus passos.

O desenvolvedor e leaker @kdrag0n fez uma engenharia reversa no software e encontrou informações sobre as novas notificações de segurança. O Android 12 tem uma interface mais polida do que o antecessor e exibe os dados com muito mais clareza. Em um simples toque, é possível checar quem está usando tal recurso em tempo real.

O sistema revelará quais aplicativos abertos estão com acesso ao microfone, câmera e localização. A ideia é que essas informações sejam destacadas sempre que um novo app fizer o uso — até o momento, podemos ver um pequeno ícone próximo dos indicadores de bateria e das redes em utilização. Os avisos permanecerão sendo mostrados na barra de status enquanto a coleta estiver ativa.

(Imagem: Reprodução/kdrag0n)

Por se tratar de uma versão de testes, pode ser que isso não chegue no lançamento oficial. Mas dada a importância que o assunto ganhou nos últimos tempos, não seria nenhuma surpresa se o Android 12 viesse com muitas novidades neste segmento. Se a promessa se concretizar, o sistema operacional estaria elevando o patamar, já que o iOS requer o acesso às configurações para saber exatamente quais apps usam os recursos do celular.

Privacidade de dados em foco

A privacidade está no centro das discussões nos últimos meses, principalmente em razão de a Maçã ter tornado mais rigorosa a sua política na App Store. O iOS 14.5 vai exigir que os apps solicitem autorização expressado usuário para usar informações pessoais com foco em publicidade direcionada.

(Imagem: Reprodução/Apple)

Apesar da reclamação de empresas de tecnologia, os usuários saem ganhando ao ter mais segurança para navegar e usar aplicativos. O próprio Facebook, que foi contra as mudanças, agora voltou atrás e acha que isso pode fortalecer o setor. Na semana passada, um vazamento sugeriu que empresas chinesas estavam trabalhando em uma forma de burlar o sistema de avaliação da Apple para continuar coletando dados dos usuários, o que poderia causar a exclusão do Baidu, TikTok e outros da loja de aplicativos.

Está animado para o Android 12? Qual funcionalidade tem chamado a sua atenção? Comente.

Fonte: Kdrag0n

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.