10 novidades que a Apple anunciou na WWDC 23
Por Douglas Ciriaco |
A Apple realizou nesta segunda (5) a abertura da WWDC 23, seu principal evento do ano. Como de praxe, a empresa trouxe versões novas de todos os seus sistemas operacionais e lançou alguns produtos — um novo MacBook, um novo Mac Studio e um inédito headset de realidade virtual, o Apple Vision Pro.
- iOS 17 é anunciado pela Apple; confira todas as novidades
- MacBook Air ganha variante de 15 polegadas com 18 horas de bateria
As novidades anunciadas pela Apple na WWDC 23
Confira uma lista com as 10 grandes novidades da Apple apresentadas nesta segunda:
10. iOS 17
Uma atualização que foca mais em melhorar o que já existe do que em trazer novidades bombásticas, o iOS 17 traz como destaque o Modo StandBy, que transforma o iPhone numa smart screen, aprimora a Siri, mostra telas exclusivas dependendo de quem liga e leva recursos de ponto ao iMessage para troca de mensagens.
9. iPadOS 17
Com foco em personalização, o iPadOS 17 chega para ampliar a personaliação no ecossistema da Apple. O sistema traz recursos de aprendizagem de máquina para incrementar produtividade e leva a customização para tela de bloqueio no mesmo estilo do que fez no iOS 16 no ano passado — agora é possível adicionar widgets e visual personalizado para o ambiente.
8. macOS 14
O macOS 14 Sonoma também chega para refinar a experiência das pessoas que usam Mac. Nele, o Safari ganhou novidades e agora permite a criação de webapps e compartilhamento de senha entre diferentes perfis que usam a mesma máquina.
7. watchOS 10
Sistema que dá vida aos Apple Watch, o watchOS 10 chega repleto de novidades, como widgets acionados de maneira personalizada via botões laterais e com recursos inteligentes para levar informações à tela do relógio e recursos focados em ciclistas.
6. tvOS 17
A plataforma da Apple dedicada a TVs inteligentes também ganhou novidades. O tvOS 17 deve rodar ainda melhor nos aparelhos da Apple e traz como grande trunfo a opção de realizar videochamadas via FaceTime pela TV usando um iPhone ou iPad como câmera.
5. Atualização para os AirPods de 2ª geração
Não há um novo AirPod, mas os AirPods de segunda geração que estão por aí vão ganhar novas funções graças à atualização de software. Segundo a Apple, são três grandes novidades:
Adaptive Audio: mistura o modo Transparency com o cancelamento ativo de ruído;
Volume Personalizado: usa aprendizagem de máquina para interpretar as condições do ambiente e ajustar o volume automaticamente;
Conversation Awareness: identifica quando você começa a falar e baixa o volume da reprodução automaticamente.
4. Novo MacBook Air
Um novo MacBook Air foi anunciado pela Maçã com tela de 15,3 polegadas e promessa de 18 horas de bateria. O computador pode sair de fábrica com até 24 GB de memória RAM e 2 TB de armazenamento, usa o poderoso chip M2 e vem equipado com uma câmera 1080p. Os preços partem de US$ 1.199, cerca de R$ 6 mil em conversão direta.
3. M2 Ultra
O coração dos produtos Apple ganhou uma nova versão: o chip M2 Ultra usa um processo de 5 nanômetros de segunda geração, abriga incríveis 134 bilhões de transistores (20 bilhões a mais que o já poderoso M1 Ultra) e eleva a capacidade de RAM para 192 GB (50% a mais que o antecessor). Além disso, a promessa é de CPUs até 20% mais rápidas e GPU até 30% mais velozes também para completar a brincadeira.
2. Mac Studio e Mac Pro
Mac Studio e Mac Pro também ganharam novas versões na WWDC 23. O Mac Studio traz visual praticamente idêntico ao antecessor e tem versão com o poderoso chip M2 Ultra, suporte para até 96 GB de RAM unificada com largura de banda de 400 GB/s, até 12 núcleos de CPU e até 38 núcleos de GPU, além de armazenamento interno de até 8 TB.
A novidade do Mac Pro anunciado hoje é a presença do poderoso chip M2 Ultra, fabricado pela própria Maçã. Com isso ele aguenta até 192 GB de RAM unificada com largura de banda de 800 GB/s, GPU com até 76 núcleos e CPU com até 24 núcleos.
1. Apple Vision Pro
Grande estrela do dia, o Apple Vision Pro é o aguardado headset de realidade mista da empresa. Ele foi apresentado com toda a pompa e chamado de “primeiro computador espacial” — "espacial", aqui, no sentido geográfico — e é o lar do visionOS, sistema criado “sobre a fundação de macOS, iOS e iPadOS” como o “primeiro sistema operacional espacial que mistura conteúdo digital com o mundo físico”, nas palavras da empresa de Cupertino.
Estas foram as grandes novidades apresentadas pela Apple nesta segunda-feira. Como a WWDC segue ao longo da semana, é provável que mais coisas inéditas (ou mais informações de tudo que apareceu hoje) sejam exibidas pela companhia, então fique de olho no Canaltech para não perder nada.