Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

iPadOS 17 é apresentado com foco em produtividade e personalização

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 05 de Junho de 2023 às 16h47

Link copiado!

Divulgação/Apple
Divulgação/Apple

A Apple apresentou o iPadOS 17 durante a abertura da WWDC 2023 nesta segunda-feira (5). O novo sistema operacional para tablets aposta ainda mais em produtividade e personalização, com funções herdadas do iOS 16 e ampliando as capacidades do portátil da Maçã.

Todas as novidades do iPadOS 17

Confira as novidades que vão dar as caras em iPads graças ao iPadOS 17:

Continua após a publicidade

Tela de bloqueio personalizável

O iPad enfim alcança o iPhone no que tange personalização graças ao iPadOS 17. Usuários podem customizar a tela de bloqueio com fonte, fundo e widgets interativos assim como fazem no celular, colocando informações úteis direto na primeira interação com o portátil, deixando-a do jeito que quiser.

Widgets interativos

Continua após a publicidade

Na tela principal, os widgets também ficam mais poderosos. Os complementos permitem que o usuário acione dispositivos inteligentes, controlem música, marquem e criem lembretes e confiram informações sem precisar abrir nenhum aplicativo.

App Saúde no iPad

Finalmente, o app Saúde se torna compatível com o iPad. O programa fornece um relatório geral da saúde do usuário registrado pelos dispositivos da companhia, permitindo ficar atento aos sinais do próprio corpo e compartilhar tais informações com parentes e profissionais de saúde.

Continua após a publicidade

Melhor compatibilidade com PDFs

A interação com PDFs foi aprimorada no iPadOS 17. O sistema usa aprendizagem de máquina para identificar campos vagos no documento a fim de adicionar detalhes extras, como nomes, endereços e e-mails — chega de buscar editores de documentos pela internet.

Continua após a publicidade

As melhorias também foram levadas ao app Notas, que permite fazer anotações com o Apple Pencil sobre o documento original. Além disso, todas as modificações são sincronizadas em tempo real com outros usuários que colaboram com a edição.

Live Stickers

Os novos stickers do iMessage também estão presentes no iPadOS 17. Com eles, as figurinhas viram verdadeiros adesivos e podem ser coladas na tela de chat com gestos, proporcionando interações mais orgânicas e naturais. A transcrição de áudio aprimorada e o check-in automático do iOS 17 também serão compatíveis com o iPad.

Continua após a publicidade

Mensagens de vídeo do FaceTime

As mensagens de vídeo do FaceTime apresentado no iOS 17 também são compatíveis com o iPadOS 17. A função permite que o usuário envie pequenas gravações quando o destinatário não atente à chamada.

Novas reações, filtros e efeitos também estão presentes na atualização. Além disso, a plataforma enfim permite continuar chamadas a partir do Apple TV 4K e aproveitar o Center Stage para ter o enquadramento perfeito na maior TV da casa.

Continua após a publicidade

Safari mais moderno

Usuários têm controle ainda mais profundo sobre a interação com o Safari. Cada perfil do navegador terá o próprio histórico, cookies, grupos de abas e Favoritos para garantir uma experiência exclusiva e intuitiva — coisa que outros navegadores oferecem há um bom tempo.

Durante a apresentação, a Apple mencionou o bloqueio para abas abertas na Navegação Privada. Com o recurso ativado, é necessário confirmar a identidade via Face ID ou Touch ID para abrir o conteúdo das janelas secretas.

Quais iPads serão atualizados para o iPadOS 17?

Continua após a publicidade

O iPadOS 17 chegará como atualização gratuita para os seguintes modelos:

  • iPad (6ª geração ou mais recente)
  • iPad mini (5ª geração ou mais recente)
  • iPad Air (3ª geração ou mais recente)
  • iPad Pro de 12,9 polegadas (2ª geração ou mais recente)
  • iPad Pro de 10,5 polegadas
  • iPad Pro de 11 polegadas (1ª geração ou mais recente)

Quando lança o iPadOS 17?

O iPadOS 17 não tem data oficial de lançamento ainda, mas é previsto para o outono do hemisfério norte — portanto, entre setembro e dezembro deste ano.

Continua após a publicidade

A fase de testes do sistema operacional começa nesta segunda-feira (5) com desenvolvedores. Em julho, a atualização experimental será liberada para os demais usuários inscritos no Apple Beta Software Program.