Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

watchOS 10 | 10 novidades do novo sistema do Apple Watch

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 05 de Junho de 2023 às 17h15

Link copiado!

Divulgação/Apple
Divulgação/Apple

O watchOS 10 é a nova versão do sistema operacional para o Apple Watch anunciado durante a WWDC 2023. O sistema traz uma nova abordagem para facilitar o uso e tornar o relógio ainda mais inteligente.

São várias melhorias que podem ajudar desde pais esportistas até empreendedores a terem seus dados acessíveis de maneira rápida. A seguir, estão listadas as principais novidades do watchOS 10.

10. Nova forma de navegar

Continua após a publicidade

O watchOS 10 traz aplicativos renovados para fornecer informações mais rapidamente e com formas alternativas de acesso aos conteúdos. Tempo, Ações, Casa, Mapas, Mensagens e Relógio são os principais afetados pelas mudanças.

O novo Smart Stack permite configurar widgets adaptáveis às necessidades do usuário. Você pode sincronizar a agenda do trabalho, exibir o clima atual e configurar um timer para sair de casa.

Basta dar um giro simples na Digital Crown para alternar as informações mostradas em um layout verticalizado. Apps em execução, como Podcasts, podem ficar mais para cima para serem prontamente acessíveis.

9. Personalização dos botões físicos

Em complemento aos widgets, o watchOS 10 deixa o usuário ajustar quais soluções deseja configurar no botão lateral do Apple Watch. Isso significa que você pode configurar na Central de Controle qual app deseja ter no acesso rápido.

Um toque duplo na Digital Crown fará com que os apps usados recentemente apareçam na tela para escolha. Essa maneira de navegação dá muito mais liberdade para a pessoa decidir o que é mais importante para ser mostrado de imediato.

Continua após a publicidade

8. Novos mostradores

Todo mundo adora personalizar o Apple Watch com visuais exclusivos ou fotos de família. O recurso Retratos vai permitir adicionar as recordações dos seus parentes sem abrir mão das utilidades.

Há dois novos mostradores artísticos: Palette e Snoopy. O faceplate Palette mostra a hora a partir de uma grande variedade de cores em três camadas únicas sobrepostas. Conforme a hora avança, as cores ali presentes também mudam.

Continua após a publicidade

Já o modelo Snoopy é baseado no popular personagem de igual nome. Além do cachorrinho Snoopy, o tema também traz Woodstock, ambos brincando com os ponteiros do relógio. Eles também reagem às condições climáticas e podem se exercitar quando você está no meio de um treino.

7. Compartilhamento de contatos

O NameDrop permite que os usuários compartilhem facilmente informações de contato ao aproximar o Apple Watch do iPhone de outra pessoa. É possível trocar dados também entre dois relógios apenas ao tocar no botão Compartilhar, no aplicativo Contatos.

Continua após a publicidade

Esse recurso permite que você passe informações rapidamente para outra pessoa sem precisar digitar nome, telefone, e-mail e outras informações no teclado. É muito mais prático tanto para o ambiente de trabalho quanto para o dia a dia familiar.

6. Chamadas do FaceTime

Os usuários agora podem reproduzir uma mensagem de vídeo do FaceTime diretamente no Apple Watch. Isso vai permitir ver os recados na telinha do relógio, sem precisar do celular. Reuniões de áudio em grupo da ferramenta também funcionarão diretamente no acessório.

5. Para quem gosta de se exercitar

Continua após a publicidade

Os aplicativos Fitness e Atividade devem se conectar de maneira inovadora para prover dados sobre os exercícios físicos do usuário. Serão incorporados um sistema de troféus, melhorias no compartilhamento e dicas de treinador do Apple Fitness+.

Com o watchOS 10, o aplicativo Bússola gera automaticamente dois novos pontos de partida: um da última conexão com o celular e outro de uma chamada de emergência. Este último deve ajudar a traçar uma rota entre a saída de casa e o momento de um acidente.

Para quem caminha, as rotas agora vão mostrar dados de elevação e uma visão tridimensional da caminhada. Se você quiser fazer trilhas, por exemplo, poderá ver todos os “checkpoints” e informações — comprimento, tipo e dificuldade — desde o início até o fim do percurso.

Continua após a publicidade

4. Ciclistas vão amar essa novidade

Quando um treino de ciclismo é iniciado, aparecerá automaticamente como uma atividade ao vivo no iPhone e poderá ser expandido para tela cheia. As visualizações de treino, como zonas de frequência cardíaca, elevação, rota de corrida, treinos personalizados e uma nova visualização de velocidade de ciclismo, foram otimizadas para o tamanho da tela do iPhone.

O Apple Watch agora pode se conectar automaticamente a acessórios com suporte a Bluetooth, como medidores de energia, calculadores de velocidade e sensores de cadência. Isso permite métricas novas como potência de pedaladas, cadência (RPM) e visualizações de treino adicionais, como as zonas de frequência.

Continua após a publicidade

3. Saúde Mental no relógio

Com o aplicativo Mindfulness do watchOS 10, usuários podem registrar suas emoções momentâneas e humor diário. É só girar a Digital Crown para percorrer formas de dizer como está se sentindo, selecionar acontecimentos do dia ou descrever seus sentimentos.

No aplicativo Saúde no iOS 17 e iPadOS 17, os usuários podem ver insights valiosos para identificar o que pode estar contribuindo para seu estado de espírito - sejam associações ou fatores de estilo de vida, como sono ou exercícios.

2. Cuidados com a visão das crianças

Continua após a publicidade

O novo software permitirá medir o tempo de exposição à luz de telas e a ambientes muito iluminados. Segundo a Maçã, ficar muito tempo exposto a telas pode causar miopia, então os Apple Watches vão monitorar se as crianças estão ficando entre 80 e 120 minutos por dia ao ar livre.

Os pais poderão receber os dados diretamente nos seus próprios iPhones emparelhados na configuração familiar. Eles também poderão ter acesso a históricos de saúde resultantes do monitoramento feito pelo relógio inteligente.

1. Para o ambiente corporativo

Continua após a publicidade

Por fim, o watchOS 10 vai oferecer um recurso de produtividade e segurança para clientes corporativos. O software introduz um modo de gerenciamento de dispositivos móveis à distância que permite a instalação ou configuração de apps de maneira remota.

Essa ferramenta permite definir senhas para impedir o uso de programas indevidos durante o trabalho. Também será possível aos administradores de redes implementar configurações de Wi-Fi e VPN sem ter o relógio em mãos.

A versão Beta para desenvolvedores do watchOS 10 está disponível para membros do programa Apple Developer a partir de hoje (5). Para os testadores públicos, o sistema será liberado apenas a partir de julho.

Quais Apple Watch vão receber o watchOS 10?

Continua após a publicidade

O watchOS 10 deve ser compatível com os seguintes modelos de Apple Watch:

Ficou curioso por mais novidades da Apple? Confira um resumão com o que de melhor rolou na WWDC 23.