Publicidade

macOS 14, watchOS 10, tvOS 17 | Apple atualiza todo o ecossistema na WWDC 2023

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 05 de Junho de 2023 às 15h22

Link copiado!

Armand Valendez/Pexels
Armand Valendez/Pexels
Tudo sobre Apple

A Apple anunciou um conjunto robusto de novidades para seus sistemas operacionais durante a WWDC 2023. Além do aguardado iOS 17, também foram demonstrados o macOS 14, watchOS 10 e tvOS 17.

Confira os maiores destaques dos softwares da Apple para iMacs, MacBooks, Apple Watches e Apple TVs.

macOS 14

Continua após a publicidade

O macOS 14, chamado Sonoma, dá prosseguimento à estratégia da Maçã de encurtar as diferenças entre os sistemas operacionais móveis (iOS e iPadOS) e os voltados para desktops. Em razão disso, muitas das novidades do software são as mesmas que desembarcaram no iOS 17.

As principais novidades foram voltadas para pequenos recursos e refinamentos do que já existe. O grande anúncio é a chegada dos widgets interativos na tela inicial, que adicionam o toque dos celulares para os desktops. A Widget Gallery permite escolher o seu utilitário desejado conforme o tema ou a necessidade, como já ocorre no Windows.

Para os gamers, a Gigante de Cupertino pretende apostar em tecnologias associadas ao macOS para otimizar o desempenho em títulos recentes, como Residente Evil: Village e Stray. O Game Mode deve deixar as sessões de jogatinas mais imersiva, inclusive com suporte a controles de PlayStation 5 e Xbox Séries X/S.

O Canaltech está no WhasApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

O sistema deve vir embarcado de fábrica nos novos modelos de Macs anunciados no evento, como o MacBook Air de 15 polegadas. Aparelhos mais antigos também poderão migrar, desde que atendam aos requisitos, que serão revelados futuramente.

Safari

O Safari é dos aplicativos que mais deve ser otimizado para a experiência do usuário no macOS 14. Será possível ter perfis individuais no navegador e compartilhar senhas entre membros de uma mesma família para quem cônjuges, pais e filhos acessem sites ou serviços específicos usando suas próprias credenciais biométricas.

Continua após a publicidade

O Safari permitirá salvar os webapps para rodar diretamente da Barra de Tarefas e de imediato, assim que o usuário abrir o navegador. O programa terá suporte a notificações, salvamento de arquivos de modo local e suporte a mais soluções para os apps digitais.

A primeira versão Beta do macOS 14 para desenvolvedores será liberada a partir nesta segunda-feira (5) somente para assinantes do Apple Developer. O lançamento público está previsto para outubro de 2023.

MacBooks compatíveis com o macOS 14

Continua após a publicidade
  • iMac: 2017 e posterior
  • iMac Pro: 2017 e posterior
  • MacBook Air: 2018 e posterior
  • MacBook Pro: 2017 e posterior
  • Mac Pro:2019 e posterior
  • Mac mini: 2018 e posterior
  • MacBook: 2017 e posterior

watchOS 10

O watchOS 10 apresentou importantes mudanças para guiar o futuro dos seus Apple Watches. A principal novidade é a possibilidade de customização dos botões laterais do relógio inteligente, assim você pode ativar seu recurso favorito ou widget mais rapidamente apenas com a roda lateral. 

Continua após a publicidade

A atualização oferece aos usuários as informações mais importantes, como navegação simplificada e uma nova linguagem visual que aproveita ao máximo a tela. Os aplicativos, como Clima, Bolsa de Valores, Casa, Maps, Mensagens e outros, agora utilizam mais a interface para deixar as informações mais visíveis. 

Na sequência, a Maçã mostrou alguns novos apps, como o Hiking e o Cycling, uma solução voltada para os ciclistas do mundo inteiro. Quem gosta de pedalar, por exemplo, poderá escolher o tipo de percurso, medir a velocidade e monitorar todo seu treinamento, incluindo o batimento cardíaco, dicas para melhorar a performance e recursos de segurança para acidentes.

Widgets mais inteligentes

Outra novidade é a introdução de um sistema de widgets para acesso a informações rápidas. O sistema inteiro já oferece suporte a widgets, afinal o Apple Watch é basicamente um reprodutor de apps do celular, mas isso será otimizado a partir de agora com a seleção de quais informações deseja exibir.

Continua após a publicidade

Além de mostrar mais informações no smartwatch, os usuários ainda contariam com widgets mais inteligentes e autônomos. A Maçã parece estar interessada em deixar seu acessório cada vez mais independente do iPhone, embora você ainda possa acessar todos os dados coletados no celular.

A primeira versão Beta do watchOS 14 para desenvolvedores será liberada a partir desta segunda-feira (5) somente para assinantes do Apple Developer. O lançamento público está previsto para outubro de 2023.

Apple Watches compatíveis com o watchOS 10

Continua após a publicidade

tvOS 17

O tvOS terá otimizações de desempenho para rodar melhor nos aparelhos Apple TV, principalmente para competir com os rivais. A Gigante de Cupertino aposta fortemente nos seus pequenos notáveis para fortalecer o ecossistema de conteúdo do serviço Apple TV+.

Continua após a publicidade

O tvOS 17 também apresenta um Centro de Controle totalmente novo, juntamente com outras melhorias que fornecem uma experiência mais personalizada que funciona ainda melhor com o iPhone. O sistema agora pode ser controlado pelo celular, caso você tenha perdido o controle ou não lembre onde colocou.

Usuários também poderão fazer chamadas de vídeo pelo novo aplicativo FaceTime diretamente do seu televisor, com enquadramento automático e uso do microfone embutido. É possível fazer a transição entre o iPhone e o Apple TV com apenas um toque na tela.

Relembre suas memórias

Aprimoramentos do protetor de tela vão fornecer uma experiência mais bonita e ainda mais personalizada no Apple TV. Usuários agora podem escolher fotos a partir da biblioteca pessoal, biblioteca compartilhada ou de ambas na tela grande. Os protetores de tela terão também uma coleção de novos locais impressionantes, como o Monument Valley do Arizona e as sequóias costeiras da Califórnia.

Continua após a publicidade

A triste notícia fica para os proprietários do Apple TV HD de 4ª geração, lançado em 2015, que não devem receber o software mais recente. Por outro lado, todos os aparelhos 4K lançados a partir de 2017 ainda poderão ser atualizados.

A primeira versão Beta do tvOS 14 para desenvolvedores será liberada a partir nesta segunda-feira (5) somente para assinantes do Apple Developer. O lançamento público está previsto para outubro de 2023.

Lista de Apple TVs compatíveis com o tvOS 17

Continua após a publicidade
  • Apple TV 4K (1ª geração)
  • Apple TV 4K (2ª geração)
  • Apple TV 4K (3ª geração) Wi-Fi
  • Apple TV 4K (3ª geração) Wi-Fi + Ethernet

E o iOS 17?

Em termos de software, os protagonistas do evento foi o iOS 17. Mesmo assim, não há como negar a importância do macOS 14, do watchOS 10 e do tvOS 17, afinal o trio compõe um importante segmento do ecossistema da companhia.