Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Windows pode ganhar uma segunda Barra de Tarefas graças ao Edge

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 17 de Abril de 2023 às 13h15

Link copiado!

Divulgação/Microsoft
Divulgação/Microsoft

Como se já não bastasse uma Barra de Tarefas , o Windows 11 pode acabar com duas. A Microsoft testa no Edge a capacidade de descolar a barra lateral da janela do navegador e anexá-la à Área de Trabalho do sistema operacional.

A novidade está contida na compilação 114.0.1891.0 do Microsoft Edge Canary, versão experimental do navegador. Quando disponível, a função pode ser ativada ao clicar sobre o botão "Destacar do Edge" que, na prática, faz a barra lateral sair da janela do navegador e ser fixada ao Desktop.

Na barra lateral, usuários podem acessar o chatbot do Bing e outras ferramentas do ecossistema Microsoft com um clique.

Continua após a publicidade

Atalhos em excesso?

Muitos usuários podem achar a barra lateral do Edge na Área de Trabalho um exagero — e quase é, na verdade. A intenção da Microsoft parece ser dar mais destaque aos programas do próprio ecossistema e o destaque, como sempre, está no Bing — mas ele já pode ser acessado pelo Menu Iniciar.

As funções da barra lateral do Edge podem ser facilmente substituídas por atalhos na Barra de Tarefas tradicional ou até mesmo o Menu Iniciar, mas de forma bem menos invasiva. O usuário conseguiria manter a tela com mais espaço para conteúdo, mas sem comprometer a usabilidade do sistema operacional — e melhor ainda: sem parecer uma gambiarra.

Continua após a publicidade

Recurso que ninguém pediu

Além de não trazer nada de absolutamente inédito para a experiência com o Windows, a barra lateral ainda ressalta uma pendência importante do sistema operacional: a capacidade de realocar a Barra de Tarefas para outras áreas da tela. No Windows 11, a Microsoft não implementou o recurso de personalização de modo nativo e a seção é totalmente fixa a parte de baixo do display — para mudar isso, só recorrendo a aplicativos de terceiros.

Na época em que o sistema operacional foi lançado, essa foi uma das principais críticas. O sucessor do Windows 10 já completou o seu primeiro ano de existência e ganhou recentemente uma grande atualização, mas ainda não atendeu essa demanda da comunidade.

Ainda em experimentação

Continua após a publicidade

A barra lateral destacável do Edge ainda está em testes e pode ser que não passe dessa etapa, caso se mostre uma ideia ruim. A Microsoft deve observar de perto a adesão da ferramenta e, se perceber que ela não foi bem recebida pela comunidade, pode abandonar a ideia.

Por enquanto, não há previsão para o lançamento da novidade. Geralmente, o Edge Canary está duas compilações à frente da versão estável do navegador, então há pelo menos dois meses até o recurso aparecer para todos.

Fonte: Neowin