Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

5 novidades da atualização de abril do Windows 11, já disponível para baixar

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 12 de Abril de 2023 às 13h19

Link copiado!

Reprodução/Microsoft
Reprodução/Microsoft

A Microsoft começou a liberar uma grande atualização para o Windows 11 na última terça-feira (12). Entre as mudanças estão as melhorias na Barra de Tarefas, mais recursos de acessibilidade, mudanças no gerenciamento de senhas e ajustes nas impressoras ligadas na porta USB.

O update KB5025239 será distribuído gradualmente para todos os PCs, por se tratar de uma atualização obrigatória. Os desenvolvedores voltaram suas atenções para duas questões básicas em pacotes deste tipo: corrigir bugs e apresentar alguns recursos inéditos.

Continua após a publicidade

O Canaltech listou a seguir as principais novidades da atualização de abril de 2023 do Windows 11.

O que mudou no Windows 11 com o update de abril?

O novo Windows 11 (versão KB5025239) vem com 25 alterações e correções, sendo a maioria bem pequena e pouco notável pelo usuário. Há, contudo, cinco delas que merecem destaques e serão mostradas a seguir.

5. Barra de Tarefas otimizada

Continua após a publicidade

A Barra de Tarefas do Windows 11 recebeu singelas alterações na parte visual para melhorar a aparência. Ao definir o modo customizado de cores, o ícone “Pesquisar” adotou um tom mais claro para ressaltar a sua presença. Além disso, o botão voltou a exibir o atalho de integração com o Bing, o que fez a área ocupar mais espaço.

Infelizmente, a Microsoft segue mantendo esse recurso apenas como um link, então o sistema ainda vai abrir o Edge para mostrar as informações — mesmo se o seu navegador padrão for outro. A vantagem (ao menos para a MS) é que o atalho abre a pesquisa exata e pode incentivar o uso do Bing Chat, a inteligência artificial da empresa baseada no GPT-4.

4. Acessibilidade nunca é demais

Continua após a publicidade

Uma das áreas onde a Microsoft mais brilha são os recursos de acessibilidade, indispensáveis para promover a inclusão de pessoas com algum tipo de limitação física.

Na atualização KB5025239 do Windows 11, a empresa corrigiu vários problemas das ferramentas existentes. Não há grandes novidades aqui, mas tudo agora funciona de modo otimizado.

Um exemplo é a correção do bug que fazia o PowerPoint travar ao usar recursos acessíveis. Não ocorria sempre, mas poderia atrapalhar alguma apresentação de alguém com dificuldade visual ou que usasse o leitor de tela.

Continua após a publicidade

Falando na leitura de tela, o Narrador integrado do Windows agora consegue ler listas suspensas no Excel. Antes, o software não conseguia ler os dados escondidos nas células, aqueles que só abrem quando há o clique do mouse, mas agora o faz com facilidade.

3. Anúncios no Menu Iniciar

A Microsoft é mestre em colocar propaganda em todos os locais possíveis, sendo alguns deles bem incômodos. A atualização de abril do Windows 11 infelizmente introduz as "recomendações para você" diretamente no Menu Iniciar.

Continua após a publicidade

A empresa já fez isso no Windows 10, sofreu imensa rejeição e removeu das primeiras versões do Windows 11. Mas a alegria dos usuários durou pouco, porque os anúncios patrocinados de serviços da Microsoft vão aparecer no Iniciar.

Por enquanto, serão apenas lembretes para fazer backup de arquivos no OneDrive ou para usar o Microsoft Design na criação de artes. Isso pode ser útil para quem é assinante do Microsoft 365, então não é de todo ruim.

Só que essa adição abre caminho para propagandas diretas do Bing, o que pode ser bastante inconveniente — e, é claro, nem é preciso mencionar o quão frustrante é quando você clica em algum deles por engano. A previsão é de que estes anúncios sejam expandidos gradualmente nos próximos meses, então a maioria das pessoas pode não ser premiada nessa leva inicial.

2. Gestão otimizada de senhas

Continua após a publicidade

Este não é um recurso exatamente voltado para o usuário comum, mas deve ser uma baita melhoria para os departamentos de TI de empresas. O Windows 11 passa a contar com o Local Administrator Password Solution (LAPS), que deve permitir o gerenciamento de senhas de contas locais e backup das informações na nuvem.

O LAPS permite criptografar as senhas usadas e definir uma rotatividade automática das combinações, assim dá para garantir maior segurança. O recurso foi efetivamente integrado ao sistema operacional para facilitar o uso e a configuração nas máquinas da rede.

1. Impressoras classificadas corretamente

Continua após a publicidade

O Windows 11 tinha um bug que o fazia classificar alguns modelos de impressoras USB serem classificadas como dispositivos de mídia. Isso causava problemas de configuração e deixava muita gente confusa na hora de encontrar os aparelhos no Windows.

A Microsoft parece ter um sério problema com esse periférico de saída, porque os problemas vivem se repetindo. Agora, o sistema foi ajustado para diferenciar uma caixa de som ou fone de ouvido de impressoras.

Como atualizar o Windows 11

Para atualizar o Windows 11, faça o seguinte:

Continua após a publicidade
  1. Abra o Menu Iniciar;
  2. Procure por "Verificar se há atualizações" e clique sobre esta opção;
  3. Na tela que se abriu, confira se há algo disponível e clique em "Baixar" ou "Instalar";
  4. Reinicie o computador para completar a atualização.

Caso a novidade ainda não apareça em sua máquina, é possíve baixar a atualização do Windows 11 no site oficial da Microsoft (catalog.update.microsoft.com). Lembre-se de fazer um backup dos arquivos importantes e, se possível, criar um ponto de restauração na máquina para não ter problemas quando for atualizar.