ChatGPT poderá ser acessado pela Área de Trabalho do Windows
Por Alveni Lisboa • Editado por Douglas Ciriaco |
A Microsoft deve levar o acesso ao ChatGPT direto para a Área de Trabalho do Windows 11 e Windows 10. A inteligência artificial da OpenAI ficaria acessível sem precisar abrir o navegador, o que pode otimizar as consultas rápidas.
- ChatGPT passa Bing e vira o 4º "buscador" mais usado no mundo
- ChatGPT ajuda estudante a anular multa de trânsito
A incorporação seria a partir do PowerToys, a ferramenta de código aberto da empresa que permite rodar aplicativos adaptados no Windows. A ideia é usar o recurso Run da solução para executar o ChatGPT em uma caixa de texto.
O plugin é fruto dos esforços do desenvolvedor independente Simone Franco, que está trabalhando em parceria com a Microsoft. Trata-se do mesmo criador que se tornou famoso pelo WSATools, que permitiu instalar apps de Android no Windows 11.
ChatGPT incorporado ao Windows
Em vez de funcionar como um mero atalho, como ocorre com o Bing, a ideia é trazer a interface original do ChatGPT para o desktop. Quando você digitar algo, será como se estivesse com o navegador aberto, porém sem consumir RAM e processamento do Chrome ou do Edge no PC.
Por enquanto, tudo ainda está na fase de produção, então não existe uma previsão de quando o recurso chegará para o usuário final. É provável que uma versão Beta seja liberada para testes nos próximos meses.
O problema disso tudo são os planos da Microsoft de popularizar o Bing Chat, que está integrado na Barra de Tarefas do Windows desde março. Estaria o usuário disposto a trocar o chatbot do Edge pela solução mais popular da OpenAI?
ChatGPT em mais lugares
Na quarta-feira (12), uma ferramenta chamada S-GPT levou o chatbot para os dispositivos da Apple. A solução vai possibilitar conversas diretas em quase todos os iGadgets — iPhone, iPad, Mac e Apple Watch.