SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

Windows 11 libera Copilot e novo Explorador para mais gente

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 27 de Outubro de 2023 às 11h10

Link copiado!

Sunrise King/Unsplash
Sunrise King/Unsplash

A grande atualização 23H2 do Windows 11 está cada vez mais próxima: a Microsoft disponibilizou uma nova compilação do programa Insider com algumas das funções confirmadas para a próxima versão. A novidade de agora é que qualquer pessoa pode fazer o download direto, mesmo quem não participa do programa de testes.

Inicialmente, a expectativa era de que a desenvolvedora lançaria a 23H2 em setembro deste ano — no lugar disso, a Gigante de Redmond disponibilizou uma nova atualização para a 22H2 com o Copilot e anunciou que os novos recursos chegariam aos poucos a todos os usuários. A novidade reforça a possibilidade do lançamento enfim acontecer no próximo Patch Tuesday da Microsoft, em novembro.

A Microsoft libera uma grande atualização cumulativa por ano para o Windows — no caso deste ano, ela é chamada de 23H2 ou Moment 4. Além de aplicar correções feitas por outros updates menores, a compilação também introduz novos recursos ao sistema operacionalconfira algumas das novidades que devem pintar ainda este ano no Windows 11.

Continua após a publicidade

O que há de novo na atualização

A prévia KB5031455 do Windows Insider Program permite que os usuários com a atualização 22H2 provem um pouco do que está por vir no Moment 4.

Copilot

A principal novidade ainda é o Copilot, assistente de inteligência artificial generativa integrado ao sistema operacional e liberado para mais dispositivos.

Continua após a publicidade

O Copilot permite usar a IA do Bing para escrever textos e gerar imagens, mas também consegue desempenhar uma série de funções no próprio sistema do Windows 11. É possível, por exemplo, usá-lo para encontrar e alterar configurações, como ativar modo escuro, fazer uma capturar a tela ou resumir páginas da web.  

Após atualizar, você pode encontrar o recurso na barra de tarefas ou com o atalho Win + C. 

Novo Explorador de Arquivos

Continua após a publicidade

O Explorador de Arquivos está remodelado, com visual da WinUI e maior destaque para arquivos de mídia. O menu Iniciar agora mostra uma prévia de arquivos ao passar o mouse, enquanto a atualização também ampliou o suporte a passkeys para fazer login sem senha. Por fim, a atualização conta com acesso ao novo Windows Backup para facilitar a sincronização na nuvem.

Tela de componentes

A versão 22635.2552, disponível para testadores, inclui um acesso à tela de componentes do sistema. Esse espaço nas configurações indica apps nativos do sistema, codecs instalados na máquina e uma série de outras extensões do Windows 11.

É um resumão útil e com potencial para resolver problemas e facilitar acesso a recursos do PC, com direito a filtros, sistema de organização por tamanho ou nome e até uma barra de busca. Ainda é possível organizar a exibição em lista ou grade, o que também pode ajudar a dar uma visão geral mais aprofundada conforme as suas necessidades.

Continua após a publicidade

O que é Windows Insider?

Windows Insider é o programa de testes do sistema operacional da Microsoft. É por meio dele que a companhia libera recursos de maneira prévia a um público mais restrito a fim de testar tudo antes do lançamento para todos os demais usuários do Windows. O Windows Insider conta com quatro versões públicas distintas:

Canary - a mais instável de todas, onde tudo está mais cru e sujeito a erros;

Continua após a publicidade

Dev - ainda um tanto instável, mas já mais robusta que a versão anterior, ainda segue com foco dedicado a desenvolvedores;

Beta - versão de testes mais elaborada, onde as funções já estão quase prontas a chegarem ao público;

Release Preview (RP) - mais madura das versões de testes, coisas que saem nas versões RP geralmente chegam integralmente ao público na versão estável.

Download já está disponível

Continua após a publicidade

Caso você queira testar as novidades com antecedência, pode procurar pela atualização KB503145 nas configurações do sistema — você pode abrir o Menu Iniciar e procurar por "Windows Update" ou conferir um tutorial do Canaltech sobre como atualizar o Windows. É importante lembrar que a versão em questão é a mesma disponibilizada para testes, então o sistema está mais sujeito a bugs e erros antes do lançamento final.