Publicidade

Windows 11 pode ganhar restauração a partir de backup na nuvem

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 29 de Maio de 2023 às 16h55

Link copiado!

Alveni Lisboa/Canaltech
Alveni Lisboa/Canaltech

Em breve, a Microsoft pode lançar uma experiência de backup otimizado na nuvem e quase instantâneo para o Windows 11. A ideia é tornar a transição entre vários dispositivos muito mais suave, como ocorre em sistemas do Google e da Apple.

Com a mudança, explica a Microsoft, o usuário poderia configurar um novo computador com a mesma aparência e recursos do antigo em poucos minutos. A promessa é entregar uma experiência semelhante à Time Machine do macOS, porém totalmente executada na nuvem do OneDrive.

A vantagem do modelo renovado é a capacidade de restaurar arquivos, pastas, aplicativos, atalhos, configurações e até as credenciais de login com um único clique. O PC novo teria de volta até os ícones da Barra de Tarefas e os apps fixados no Menu Iniciar.

Continua após a publicidade

Backup do Windows 11 na nuvem

A primeira medida é a criação de um aplicativo dedicado de armazenamento e restauração do Windows 11. Hoje, existe uma opção disponível em Configurações > Contas > Backup do Windows, mas ela é limitada a preferências e apps, além de escondida do grande público.

No modelo atual, usuários precisam ter espaço de armazenamento em nuvem no OneDrive para fazer a restauração de dados. Os pagantes do Microsoft 365 não devem ter muito problema com isso, afinal o pacote do OneDrive vêm com 1 TB incluso como bônus, mas o usuário gratuito precisa se virar com os singelos 5 GB disponíveis

O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Muitas dúvidas

Ainda não está claro se haverá alguma modificação nesse processo nem se a empresa oferecerá suporte à backup em locais físicos, como HDs externos ou pendrives. Também não se sabe da possibilidade de fazer a cópia de segurança em nuvens de terceiros, como o Google Drive ou o iCloud.

A Microsoft também não revelou quando pretende começar a atualizar sua ferramenta de backup. Por enquanto, apenas os inscritos no Windows 11 Insider Preview (Build 23466) visualizam a novidade, que ainda não está funcional.

Recentemente, a criadora do Windows anunciou sete grandes novidades para o sistema durante a Microsoft Build 2023. A grande novidade foi o Windows Copilot, aposta de IA para o Windows 11 que pode revolucionar a experiência do usuário.