Windows 11 ganha suporte para USB 80 Gbps
Por Guilherme Haas • Editado por Douglas Ciriaco |
A Microsoft anunciou a liberação da Build 23615 do Windows 11 Insider Preview através do canal Dev com o lançamento do suporte do sistema operacional para o USB4 Versão 2.0, também conhecido como USB 80 Gbps. O novo padrão para o USB tipo C permite a transferência de dados em velocidade de até 80 Gbps.
- Microsoft lança novos papéis de parede em homenagem ao Insider Program
- Copilot terá modo de arrastar e soltar para agilizar pesquisas
No comunicado oficial, a Microsoft informa que “o suporte USB 80 Gbps será lançado inicialmente em aparelhos selecionados baseados nos processadores móveis Intel Core 14ª geração da série HX, como o novo Razer Blade 18”.
USB 80 Gbps no Windows 11
Os processadores móveis Intel 14ª geração HX contam essa opção de conectividade em alguns modelos de laptops. No entanto, as pessoas ainda não podiam aproveitar a alta velocidade do recurso porque o Windows 11 não oferecia suporte.
Agora, a Microsoft resolve esse problema com a nova atualização do SO pelo Insider Preview no canal Dev. O suporte ao USB 80 Gbps no Windows 11 deve chegar em breve para todo o público na versão estável do sistema operacional.
Segundo o comunicado da Big Tech, o novo padrão USB “lança a próxima geração de armazenamento e conectividade de alto desempenho. É totalmente compatível com periféricos desenvolvidos para gerações anteriores de USB e Thunderbolt, e funciona com todos os outros recursos do USB tipo C”.
Mais novidades no Windows 11
Além do suporte ao USB 80 Gbps, a Build 23615 do Windows 11 Insider Preview introduz outras duas novidades ao sistema. A primeira delas é a abertura automática do assistente de IA Copilot ao ligar o computador.
“Estamos testando essa experiência em aparelhos com tamanho de tela diagonal mínimo de 27”, 1.920 pixels, e restrita para as telas principais em casos com vários monitores”, informa a Microsoft.
A outra novidade apresentada na nova Build é uma função de compartilhamento para o Microsoft Edge e outros navegadores que apresenta opções de envio de URLs diretamente para apps como WhatsApp, Facebook, X (o antigo Twitter), Gmail e LinkedIn.
A Big Tech lembra ainda que nem todos os experimentos do programa de testes podem chegar na versão estável do sistema operacional: “Testamos regularmente diferentes experiências com Windows Insiders no canal Dev que podem nunca ser lançadas e outras que podem aparecer em versões futuras do Windows quando estiverem prontas”.