Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Windows 11 ganha suporte para USB 80 Gbps

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 16 de Janeiro de 2024 às 16h00

Link copiado!

Sunrise King/Unsplash
Sunrise King/Unsplash
Tudo sobre Microsoft

A Microsoft anunciou a liberação da Build 23615 do Windows 11 Insider Preview através do canal Dev com o lançamento do suporte do sistema operacional para o USB4 Versão 2.0, também conhecido como USB 80 Gbps. O novo padrão para o USB tipo C permite a transferência de dados em velocidade de até 80 Gbps.

No comunicado oficial, a Microsoft informa que “o suporte USB 80 Gbps será lançado inicialmente em aparelhos selecionados baseados nos processadores móveis Intel Core 14ª geração da série HX, como o novo Razer Blade 18”.

USB 80 Gbps no Windows 11

Continua após a publicidade

Os processadores móveis Intel 14ª geração HX contam essa opção de conectividade em alguns modelos de laptops. No entanto, as pessoas ainda não podiam aproveitar a alta velocidade do recurso porque o Windows 11 não oferecia suporte.

Agora, a Microsoft resolve esse problema com a nova atualização do SO pelo Insider Preview no canal Dev. O suporte ao USB 80 Gbps no Windows 11 deve chegar em breve para todo o público na versão estável do sistema operacional.

Segundo o comunicado da Big Tech, o novo padrão USB “lança a próxima geração de armazenamento e conectividade de alto desempenho. É totalmente compatível com periféricos desenvolvidos para gerações anteriores de USB e Thunderbolt, e funciona com todos os outros recursos do USB tipo C”.

Continua após a publicidade

Mais novidades no Windows 11

Além do suporte ao USB 80 Gbps, a Build 23615 do Windows 11 Insider Preview introduz outras duas novidades ao sistema. A primeira delas é a abertura automática do assistente de IA Copilot ao ligar o computador.

“Estamos testando essa experiência em aparelhos com tamanho de tela diagonal mínimo de 27”, 1.920 pixels, e restrita para as telas principais em casos com vários monitores”, informa a Microsoft.

A outra novidade apresentada na nova Build é uma função de compartilhamento para o Microsoft Edge e outros navegadores que apresenta opções de envio de URLs diretamente para apps como WhatsApp, Facebook, X (o antigo Twitter), Gmail e LinkedIn.

Continua após a publicidade

A Big Tech lembra ainda que nem todos os experimentos do programa de testes podem chegar na versão estável do sistema operacional: “Testamos regularmente diferentes experiências com Windows Insiders no canal Dev que podem nunca ser lançadas e outras que podem aparecer em versões futuras do Windows quando estiverem prontas”.