Windows 11 ganha suporte nativo para arquivos RAR, 7Z e TAR.GZ
Por Guilherme Haas • Editado por Douglas Ciriaco |
O Windows 11 finalmente ganhou o esperado suporte nativo para arquivos RAR, 7Z e TAR.GZ, entre outros formatos de compressão. A versão prévia KB5031455 do sistema operacional, que pode ser instalada como uma atualização opcional pelo Windows Update, libera o recurso anunciado há meses pela Microsoft.
- Windows 11 deve ganhar tela de "componentes do sistema" em breve
- Windows 11 alcança 400 milhões de usuários, revela vazamento
A novidade permite a abertura de arquivos compactados diretamente pelo Explorador de Arquivos do Windows 11, sem a necessidade utilizar aplicativos de descompressão. O recurso pode aposentar o WinRAR e seus derivados após décadas como ferramentas obrigatórias nos computadores.
A Microsoft anunciou o suporte nativo para RAR no Windows 11 em maio, o que levou o WinRAR a brincar com a situação nas redes sociais. A conta do aplicativo na plataforma X (antigo Twitter) publicou o meme “it’s fine”— aquele do cachorro na casa pegando fogo — como reação à novidade.
Suporte nativo para arquivos RAR
O suporte nativo para arquivos RAR e outros formatos compactados no Windows 11 se tornou possível graças a uma solução open source do projeto Libarchive.
A relação de formatos que agora podem ser gerenciados pelo Explorador de Arquivos são:
- RAR
- 7Z
- TAR
- TAR.GZ
- TAR.BZ2
- TAR.ZST
- TAR.XZ
- TGZ
- TBZ2
- TZST
- TXZ
A novidade chega com a atualização Moment 4 do sistema operacional, que será disponibilizada para todo o público a partir de 14 de novembro. Mas os interessados já podem solicitar a atualização opcional da prévia pelo Windows Update ou pelo catálogo do Microsoft Update — o Canaltech tem um tutorial que ensina a atualizar o Windows.
Além do suporte nativo aos arquivos compactados, a prévia apresenta uma série de novos recursos do SO, como a assistente de IA generativa Copilot e um novo Explorador de Arquivos.