Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Windows 11 em PCs antigos vai ficar mais difícil de ser usado, diz especialista

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 24 de Abril de 2024 às 12h28

Link copiado!

Ricardo Resende/Unsplash
Ricardo Resende/Unsplash
Tudo sobre Microsoft

A Microsoft deve aplicar mais restrições no uso do Windows 11 em computadores mais antigos: a partir da versão 24H2, o sistema operacional tende a exigir processadores Intel com instrução SSE4.2. A descoberta foi realizada pelo desenvolvedor Bob Pony e compartilhada em seu perfil do X (ex-Twitter).

Windows 11 deve exigir instrução SSE4.2

A mudança na lista de pré-requisitos é voltada para versões do Windows 11 a partir da compilação 26080. Ao iniciar o sistema operacional com um processador sem a instrução SSE4.2, o PC reinicia imediatamente após a aparição do logotipo do Windows no monitor.

Continua após a publicidade

Apesar da restrição, não há motivos para entrar em pânico. Para começar, os processadores mais recentes já contam com a instrução, que está disponível no mercado há cerca de duas décadas. Contudo, a medida tende a impactar quem usa PCs antigos que não atendem aos requisitos mínimos do sistema.

No entanto, ainda não está claro se a medida será de fato implementada ou não. Especialmente ao considerar que a versão 26080 ainda é uma compilação experimental, disponível apenas para desenvolvedores e entusiastas. Dessa forma, existe a possibilidade de a Microsoft mudar os planos até o lançamento do Windows 11 24H2 para todos.

Vale lembrar que, anteriormente, o mesmo desenvolvedor antecipou o bloqueio a PCs sem a instrução POPCNT no Windows 11 24H2. Alguns aplicativos também podem impedir a atualização para a próxima geração do sistema operacional.

A previsão é de que o Windows 24H2 seja lançado oficialmente no segundo semestre de 2024.

Como saber se o meu PC será impactado?

A mudança tende a impactar computadores mais antigos, que utilizam processadores sem a arquitetura SSE4.2. Portanto, se o seu PC tem chips de gerações mais recentes, o Windows 11 24H2 funcionará perfeitamente. Porém, se tem dúvidas, você consegue conferir a disponibilidade da tecnologia pelo CPU-Z:

  1. Acesse o site do CPU-Z (cpuid.com);
  2. Clique em “ZIP - English” para fazer o download;
  3. Extraia o arquivo ZIP que você baixou;
  4. Abra o arquivo “cpuz_x64.exe”;
  5. Verifique se a área “Instructions” cita “SSE4.2”.
Continua após a publicidade

Veja também os requisitos para instalar o Windows 11 no seu PC.