Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como formatar o Windows 11 | Guia Prático

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 02 de Março de 2024 às 20h00

Link copiado!

Ricardo Resende/Unsplash
Ricardo Resende/Unsplash

Você pode formatar o Windows 11 para apagar os arquivos do sistema operacional e dar uma nova vida ao seu computador. O procedimento é simples o suficiente para qualquer pessoa fazer e ajuda a solucionar diversos problemas como a lentidão e a presença de vírus, mas também pode ser feito se você for doar ou vender o aparelho.

Formatar o SO também é necessário quando você vai trocar de HD ou SSD, sendo assim, é importante fazer um backup de seus arquivos para não perder tudo e criar um pendrive bootável do Windows para recuperar o sistema se a necessidade surgir.

Como formatar o Windows 11

Continua após a publicidade

Vale lembrar que se for formatar o Windows 11 em um notebook, será necessário manter a máquina ligada à tomada, caso contrário, o sistema não seguirá com o processo.

Durante o procedimento, duas opções importantes vão surgir: “Download na nuvem”, que exige uma conexão na internet e faz o download da mesma versão do SO, e “Reinstalação local”, que usa os dados já presentes no computador para reinstalar o Windows.

De qualquer forma, os passos são estes:

  1. Abra o Menu Iniciar e busque por “Restaurar PC”;
  2. Na tela que se abriu, clique em “Restaurar o computador”;
  3. Escolha entre “Manter meus arquivos” ou “Remover tudo”;
  4. Defina entre “Download da nuvem” e “Reinstalação local”;
  5. Selecione “Avançar”;
  6. Aguarde o Windows restaurar seu computador.

O tempo do processo varia de acordo com o PC, que será reiniciado automaticamente assim que tudo estiver concluído. Se você escolheu a opção de remover todos os arquivos pessoais, você não encontrará mais nenhum deles no computador quando reiniciar.

O que fazer depois de formatar o Windows 11?

Depois de concluir a formatação do Windows 11 no seu computador, é possível que alguns recursos e apps não estejam 100% funcionais. Caso isso aconteça, você deve conferir os aplicativos e drivers instalados para, se necessário, reinstalar tudo.

Continua após a publicidade

Além disso, se você não gostar do resultado, será possível fazer uma instalação limpa do Windows 11. Isso garante que você recomece do zero com um novo sistema operacional e sem qualquer vestígio dos SOs anteriores a ele.