Windows 11 24H2 não vai atualizar com estes apps instalados no PC
Por Bruno De Blasi • Editado por Douglas Ciriaco |
A Microsoft restringiu alguns apps para personalizar a barra de tarefas, menu Iniciar e outros elementos do Windows 11. Segundo o site Deskmodder, além de impedir a execução dos programas, usuários relatam que não conseguem baixar novas atualizações da versão 24H2 (ainda em fase de testes) caso softwares como StartAllBack e ExplorerPatcher estejam instalados no computador.
- Como baixar, instalar e ativar o Windows 11 | Guia Prático
- Windows 11 | 7 novidades da atualização de março de 2024
O bloqueio deu as caras na versão prévia do Windows 11 24H2. A atualização final, prevista para ser liberada até o fim do ano, deve levar inúmeros recursos de inteligência artificial (IA) ao Windows 11.
Apps de personalização restritos
A trava bloqueia programas para personalizar a interface, como os citados no primeiro parágrafo. A lista completa de apps bloqueados e conhecidos até agora é a seguinte:
- EaseUS Disk Copy.exe (EaseUS Disk Copy)
- ep_dwm.exe (Explorer Patcher)
- iCloudServices.exe (iCloud para o Explorador de Arquivos)
- RadeonSoftware.exe (configurador de placas de vídeo AMD)
- StartAllBackCfg.exe (StartAllBack)
- Multi-mon + Copilot (Microsoft)
- MergeSdb (Microsoft)
- Intel IntcOED.sys
- Intel IntcAudioBus.sys
- Realtek 8192su Wireless USB 2.0 Adapter
Quem tem estes apps e tenta instalar a mais recente versão do Windows Preview vê na tela o erro “esse aplicativo não pode rodar neste dispositivo” devido a “problemas de segurança ou performance no Windows”. No aviso, a Microsoft também orienta a buscar novas versões dos aplicativos para rodar no Windows e evitar eventuais dores de cabeça.
O site aponta que não é possível instalar novas compilações do Windows 11 24H2 caso um desses programas esteja instalados. A causa da restrição não foi revelada, mas existe a possibilidade de a Microsoft ter limitado as atualizações devido a potenciais falhas de performance causadas pelos apps no sistema.
Apesar da trava, é possível ultrapassar essa barreira ao desinstalar os apps, atualizar o sistema e instalá-los novamente após a atualização. Em todo caso, é preciso alterar o nome do arquivo executável programa para evitar a trava que impede a inicialização dos programas.
O que esperar do Windows 11 24H2?
Anualmente, a Microsoft libera uma grande atualização para o Windows, que traz diversas novidades ao sistema operacional. Em 2024, a exemplo das gerações anteriores, o pacote é conhecido como 24H2, e focará em novos recursos de inteligência artificial.
É o caso do Explorador de Arquivos, que poderá sugerir ações aos seus arquivos e pastas, para facilitar o gerenciamento de dados. O sistema também vai ganhar o comando “sudo”, similar ao Linux, para rodar funções como administrador no terminal.
Conheça outras expectativas para o Windows 11 24H2.
Fonte: Deskmodder