Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Windows 11 24H2 não vai atualizar com estes apps instalados no PC

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 08 de Abril de 2024 às 10h57

Link copiado!

Ricardo Resende/Unsplash
Ricardo Resende/Unsplash

A Microsoft restringiu alguns apps para personalizar a barra de tarefas, menu Iniciar e outros elementos do Windows 11. Segundo o site Deskmodder, além de impedir a execução dos programas, usuários relatam que não conseguem baixar novas atualizações da versão 24H2 (ainda em fase de testes) caso softwares como StartAllBack e ExplorerPatcher estejam instalados no computador. 

O bloqueio deu as caras na versão prévia do Windows 11 24H2. A atualização final, prevista para ser liberada até o fim do ano, deve levar inúmeros recursos de inteligência artificial (IA) ao Windows 11.

Apps de personalização restritos

Continua após a publicidade

A trava bloqueia programas para personalizar a interface, como os citados no primeiro parágrafo. A lista completa de apps bloqueados e conhecidos até agora é a seguinte:

  • EaseUS Disk Copy.exe (EaseUS Disk Copy)
  • ep_dwm.exe (Explorer Patcher)
  • iCloudServices.exe (iCloud para o Explorador de Arquivos)
  • RadeonSoftware.exe (configurador de placas de vídeo AMD)
  • StartAllBackCfg.exe (StartAllBack)
  • Multi-mon + Copilot (Microsoft)
  • MergeSdb (Microsoft)
  • Intel IntcOED.sys
  • Intel IntcAudioBus.sys
  • Realtek 8192su Wireless USB 2.0 Adapter

Quem tem estes apps e tenta instalar a mais recente versão do Windows Preview vê na tela o erro “esse aplicativo não pode rodar neste dispositivo” devido a “problemas de segurança ou performance no Windows”. No aviso, a Microsoft também orienta a buscar novas versões dos aplicativos para rodar no Windows e evitar eventuais dores de cabeça.

O site aponta que não é possível instalar novas compilações do Windows 11 24H2 caso um desses programas esteja instalados. A causa da restrição não foi revelada, mas existe a possibilidade de a Microsoft ter limitado as atualizações devido a potenciais falhas de performance causadas pelos apps no sistema.

Apesar da trava, é possível ultrapassar essa barreira ao desinstalar os apps, atualizar o sistema e instalá-los novamente após a atualização. Em todo caso, é preciso alterar o nome do arquivo executável programa para evitar a trava que impede a inicialização dos programas.

O que esperar do Windows 11 24H2?

Anualmente, a Microsoft libera uma grande atualização para o Windows, que traz diversas novidades ao sistema operacional. Em 2024, a exemplo das gerações anteriores, o pacote é conhecido como 24H2, e focará em novos recursos de inteligência artificial.

É o caso do Explorador de Arquivos, que poderá sugerir ações aos seus arquivos e pastas, para facilitar o gerenciamento de dados. O sistema também vai ganhar o comando “sudo”, similar ao Linux, para rodar funções como administrador no terminal.

Continua após a publicidade

Conheça outras expectativas para o Windows 11 24H2.

Fonte: Deskmodder